ANGRA DOS REIS
A Prefeitura de Angra dos Reis deu início ao processo de elaboração do novo Plano Plurianual Participativo (PPA), instrumento que irá nortear as decisões sobre o uso dos recursos públicos entre os anos de 2026 e 2029. O planejamento é essencial para estabelecer as prioridades do município nos próximos quatro anos.
Com o objetivo de garantir que as decisões estejam em sintonia com as necessidades reais da população, a gestão municipal está estimulando a participação dos angrenses. Para isso, disponibilizou um questionário online, no qual os cidadãos podem apontar demandas e sugerir propostas para áreas como saúde, educação, infraestrutura, cultura, turismo e meio ambiente. A consulta pode ser acessada por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdsMvLzjltgUy2BEsIYq5ZUHXmp9J_vb_HRprbnPeYGHPXJuw/viewform
Os interessados poderão enviar suas contribuições até o dia 15 de junho.
A cada quatro anos, governos das três esferas — federal, estadual e municipal — devem construir seus respectivos PPAs. Em Angra, o trabalho está sendo conduzido pela Secretaria de Planejamento e Gestão, por meio das superintendências de Políticas Públicas (SUPOP) e de Orçamento (SUPOR).
Este novo ciclo do plano irá abranger os três últimos anos do atual governo (2026 a 2028) e o primeiro ano da futura gestão, em 2029. A partir daí, serão realizados apenas ajustes pontuais, o que torna esta versão do PPA especialmente estratégica.
Com base em dados, indicadores e evidências, o plano irá reunir programas, projetos e metas que orientarão as ações do poder público municipal, assegurando maior eficiência e alinhamento com as reais necessidades da população.