RESENDE
A Prefeitura de Resende, em parceria com o Governo Federal, está com inscrições abertas até esta terça-feira, dia 13, para o Programa Brasil Alfabetizado, que oferece aulas gratuitas de alfabetização para jovens, adultos e idosos. A iniciativa é voltada a pessoas com 15 anos ou mais que ainda não aprenderam a ler e escrever, promovendo cidadania, inclusão social e aumento do nível de escolaridade. O programa está sendo ofertado em 12 unidades da rede municipal de ensino da cidade.
Criado em 2004, o Programa Brasil Alfabetizado é uma ação do Governo Federal desenvolvida em colaboração com estados e municípios. A proposta é induzir e coordenar o esforço nacional de alfabetização entre pessoas acima de 15 anos, além de estimular a continuidade dos estudos para elevação da escolaridade. As turmas podem ser formadas em escolas ou em espaços comunitários como associações de bairro, centros sociais e igrejas, justamente para facilitar o acesso dos participantes, evitando grandes deslocamentos. A proposta é garantir o direito à educação onde as pessoas estão, respeitando suas rotinas e limitações de mobilidade.
A Prefeitura de Resende reforça a importância da iniciativa para ampliar o acesso à educação e contribuir com o desenvolvimento social da população. “Alfabetizar é permitir que mais cidadãos tenham voz, autonomia e acesso a seus direitos. É um passo fundamental para transformar vidas e construir um futuro mais justo”, destacou a Secretaria Municipal de Educação.
Inscrições
Para se inscrever, basta comparecer a uma das escolas participantes com RG, CPF e comprovante de residência. As aulas serão presenciais, e o atendimento está voltado especialmente a públicos em situação de vulnerabilidade social que, por diversos motivos, não tiveram acesso à educação básica.
As inscrições podem ser feitas nas Escolas Municipais Sagrado Coração, no bairro Lavapés; Augusto de Carvalho, no distrito de Engenheiro Passos; Esther Politi, no bairro Fazenda da Barra I; Jardim das Acácias, Fazenda da Barra II; Professor Carlinhos, no bairro Fazenda da Barra III; Maria de Assis Barboza, no Cabral; Geraldo da Cunha Rodrigues, no São Caetano; Adelaide Lopes Salgado, na localidade da Capelinha; Moacir da Silveira, na Serrinha do Alambari; Hetelvina Carneiro, no distrito de Pedra Selada e Francisco Quirino Diniz, no distrito de Visconde de Mauá, além do Colégio Municipal Getúlio Vargas, no Conjunto Habitacional Cidade Alegria