VOLTA REDONDA
Realizada na noite de terça-feira, dia 15, a aula inaugural do ‘Passaporte Universitário’ em Volta Redonda. O evento, promovido pela Secretaria da Juventude, aconteceu no auditório do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), no Aterrado, com a participação de estudantes e seus familiares, professores, além de diretores de colégios e entidades parceiras da iniciativa.
Presente no evento, o prefeito Antonio Francisco Neto fez questão de cumprimentar os 60 alunos selecionados, entre os mais de 200 inscritos, para fazer o curso em 2025 e pediu persistência para alcançarem a vaga na universidade que sonharam. O prefeito começou parabenizando a equipe da Sejuv pelo trabalho nos primeiros 100 dias de gestão. “Vocês seguem sendo um orgulho para seus pais – falou em referência ao deputado estadual Munir Neto, pai do secretário Munir Filho; ao assessor da prefeitura, Rogério Loureiro, pai do subsecretário Serginho Loureiro; e ao assessor do deputado Munir, Israel Carlos, pai do chefe de gabinete da Sejuv, Leonardo Ghirlinzone –, mas, agora, são orgulho para toda a Volta Redonda”, disse o prefeito, enaltecendo também a dedicação de toda equipe da Sejuv. “Tenho certeza que, em pouco tempo, Volta Redonda, que já é referência para a Melhor Idade e para as Pessoas com Deficiência, na Assistência Social, na Saúde, na Educação, também será na pasta da Juventude. E pela vontade de fazer acontecer dessa turma, vamos ampliar as vagas desse projeto para 100 em 2026”, falou Neto, acrescentando que vai apoiar todos os projetos da Sejuv.
SUCESSO PARA OS ESTUDANTES
O assessor do deputado Munir Neto, o professor Ricardo Lisboa, desejou sucesso aos estudantes e parabenizou a equipe da Sejuv pela iniciativa. “Estudar vale a pena, a educação é o caminho, transforma vidas”. O secretário da Juventude, Munir Filho, reforçou o compromisso de fazer de Volta Redonda referência para o Brasil em projetos para a juventude e ressaltou o comprometimento de toda a equipe da Sejuv. “O ‘Passaporte Universitário’ foi pensado com muito carinho. A iniciativa foi uma das primeiras a serem pensadas. Logo que assumimos a Sejuv, buscamos parceiros para que a ideia se tornasse realidade. A educação transforma e nos dá o poder de escolher os nossos sonhos”, afirmou Munir, lembrando os outros projetos da secretaria – como o “Passaporte Cultural”, que leva jovens a pontos turísticos do Rio de Janeiro, de graça; o “Jovem Sangue Bom”, de incentivo à doação de sangue; a parceria com a Fundação CSN no “Capacitar para Crescer”; os eventos de Roda de Rima; as ações no Degase e muito mais, que foram mostrados em vídeo que relatou os 100 dias de gestão.
O subsecretário Serginho Loureiro pediu dedicação aos estudantes que conquistaram a vaga no “Passaporte Universitário” e agradeceu muito aos professores, além da coordenadora pedagógica do projeto, Ana Lúcia Conceição. “Vocês são privilegiados por terem sido selecionados para o pré-Enem gratuito, tenho certeza que o curso trará resultados positivos”, disse Serginho, ressaltando a parceria com a subsecretária de Assistência Social, Larissa Garcez, que tinha um projeto parecido quando era coordenadora municipal da Juventude.
Entre os estudantes selecionados para o “Passaporte Universitário” estavam os colegas do Colégio Rio Grande do Norte, Manuela Borges e Pedro Henrique de Lima. Os dois agradeceram a oportunidade e estão empolgados para começarem as aulas propriamente ditas. “Vou me dedicar muito, porque meu sonho é cursar Direito na USP (Universidade Federal de São Paulo)”, disse Manuela. “Espero que essas aulas me ajudem a conquistar uma vaga no curso de Engenharia”, falou Pedro.
Também estavam na mesa de autoridades os secretários de Educação, Osvaldir Denadai; de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré; de Defesa e Proteção Animal, Paulinho AP; de Assistência Social, Rosane Marques; de Planejamento Transparência e Modernização da Gestão, Cora Peixoto; além do assessor da prefeitura, Rogério Loureiro; e os representantes das entidades parceiras: KNM Idiomas, Renato Valva; e da UFF (Universidade Federal Fluminense), Alceu Paes da Silva.
O CURSO
Ao final da cerimônia, a coordenadora do “Passaporte Universitário”, Ana Lúcia, apresentou o projeto para os estudantes, que ganharam um kit com material escolar e uniforme. O curso extensivo terá seis meses de duração, com aulas às terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 21h45min, no Colégio Professora Delce Horta, no Aterrado.
A equipe de professores é formada por profissionais da Fevre; do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda); do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ); da UFF; e da KNM Idiomas. O projeto contará com o apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que disponibilizará a Patrulha Escolar no início e no fim das aulas, e a parceria das secretarias municipais de Educação (SME), de Assistência Social (Smas) e de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU); da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre); e da Fundação Beatriz Gama (FBG).


