BARRA MANSA
Nesta terça-feira, DIA 1º, foi realizado no Centro Educacional Integrado (CEI)Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro, um encontro com os novos Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município. Os 40 profissionais participaram do evento promovido pela Secretaria de Saúde, por meio das equipes da Vigilância em Saúde Ambiental.
Na ocasião, os agentes foram instruídos sobre como abordar as pessoas nas residências, noções de boa conduta durante o trabalho e a importância da atenção com diferentes situações que podem ser encontradas nas casas, como encontros com animais peçonhentos. Além dessas ações, também houve palestras com o advogado Dr. Carlos Felipe Rebello e o presidente da Comissão de Ética Pública, Joel Valcir Pereira.
A veterinária e supervisora da Vigilância em Saúde Ambiental, Millena Borges, bem como os demais profissionais, se apresentaram, deram as boas-vindas aos novatos e detalharam o dia a dia de trabalho. Um dos assuntos destacados foi o combate à dengue.
“Nós transmitimos a eles sobre como lidar com as questões ligadas ao Aedes aegypti em geral, incluindo a parte do bloqueio residencial, o cuidado com materiais recicláveis, entre outras medidas”, comunicou Millena.
Palestrante no evento, Joel Valcir Pereira, que é presidente da Comissão de Ética Pública, ressaltou as orientações que passou aos agentes de endemias sobre a conduta na profissão.
“Abordamos a importância de desempenharem seu papel com ética e respeito para com os colegas de trabalho. Sabemos que essa função precisa percorrer diferentes bairros e cada pessoa tem uma maneira de recebê-los. É essencial que eles comuniquem se forem desrespeitados bem como devem abordar o público de forma íntegra e moral – frisou.