SUL FLUMINENSE
Na manhã desta sexta-feira, dia 21, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio do Grupo de Fiscalização de Trânsito e Transporte da Delegacia de Resende (GFT07-RJ), realizou uma operação conjunta com a CCR Rio-SP para fiscalização de sistemas de freios e cumprimento do tempo de descanso dos motoristas de carga. A ação ocorreu na Unidade Operacional de Piraí, localizada no Km 233 da BR-116, sentido Rio de Janeiro.
Diante dos frequentes tombamentos de veículos na pista de descida da Serra das Araras, a PRF tem intensificado a fiscalização na região, atuando de forma preventiva para garantir maior segurança viária. O grupo especializado focou a operação na verificação do funcionamento dos freios, cumprimento do tempo mínimo de descanso, exames toxicológicos, sistemas de amarração de carga, equipamentos obrigatórios e testes de alcoolemia.
Durante a fiscalização, mais de 30 veículos de carga foram inspecionados. Entre as irregularidades encontradas, três veículos apresentaram problemas graves no sistema de freios e foram retidos para regularização: um semi-reboque foi recolhido ao pátio por estar com o sistema de freios parcialmente inoperante; uma carreta (cavalo trator + semirreboques) apresentava alteração na suspensão dianteira, com adição de sistema pneumático, o que comprometia a estabilidade do veículo; além disso, oito motoristas foram flagrados descumprindo a legislação sobre o tempo de descanso obrigatório.
A PRF reforça a importância de a fiscalização ser constante para evitar acidentes e garantir maior segurança para todos os usuários da rodovia. As operações seguirão sendo intensificadas nos pontos críticos da BR-116, em especial na Serra das Araras.