RESENDE
A saúde no município destacou-se mais uma vez no cenário estadual e nacional. O prefeito Tande Vieira anunciou que o município recebeu, na segunda-feira, dia 17, o Prêmio de Melhor Saúde Bucal do Estado do Rio de Janeiro e o 9º lugar no Brasil, na categoria de municípios com 100 a 500 mil habitantes, conferido pelo Conselho Federal de Odontologia, em parceria com o Ministério da Saúde.
O Prêmio Nacional de Saúde Bucal é destinado a gestões participativas que realizam um trabalho de valorização e excelência nos serviços públicos de saúde bucal. Segundo Tande, o 1º lugar no estado não é novidade, já que Resende também conquistou o prêmio na última edição realizada em 2018. “Esse reconhecimento é fruto de muito trabalho, dedicação e comprometimento de toda a equipe da Saúde Bucal de Resende, que não mede esforços para garantir o melhor atendimento à nossa população. Fico muito feliz de Resende estar colhendo todos esses frutos ao longo dos últimos oito anos”, disse o prefeito.
A premiação foi recebida pelo superintendente municipal de Saúde Bucal de Resende, Flávio Monteiro de Barros de Carvalho, e entregue na Secretaria Estadual de Saúde, no Rio de Janeiro, com a presença da coordenadora geral de saúde bucal do Ministério da Saúde, Doralice Severo da Cruz, da coordenadora de Saúde Bucal do estado do RJ, Fabiana de Oliveira Dutra, e representantes do Conselho Regional de Odontologia.
Aumento a equipe e adaptação de consultórios
Desde 2017, no início da gestão Diogo Balieiro, houve um grande crescimento no número de equipes de saúde bucal em Resende. Atualmente, o município conta com 36 equipes que atuam nas Equipes de Saúde da Família (ESF). Além disso, os consultórios odontológicos de Resende foram adaptados para atender as normas estabelecidas pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde. Todas as unidades tiveram seus equipamentos trocados por aparelhos novos e modernos.