A promessa de campanha do prefeito Tande Vieira (PP) de revitalizar o Centro Histórico de Resende começa a se concretizar. Na tarde de quarta-feira, Tande, acompanhado de uma equipe do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), realizou uma visita técnica de vistoria no local. A equipe também visitou o futuro Centro de Convenções, que será construído na área do Parque de Exposições (Exapicor), e o Ecoparque, ambos no bairro Morada da Colina, visando um acordo de cooperação para futuros projetos no município.
Participaram da visita a presidente do IAB-RJ, Marcela Marques Abla, a vice-presidente e coordenadora do projeto, Marina Lage, o coordenador do projeto, Pablo Cesar Benetti, Helana Monteiro, do Sebrae RJ, além de vereadores e secretários do município.
Durante a visita técnica, a equipe do IAB e o grupo liderado pelo prefeito participaram do projeto “Passeio Histórico” da Prefeitura de Resende, promovido pela Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda. O projeto oferece uma atividade de educação para patrimônio a grupos de alunos das redes pública e privada, e outros interessados, uma caminhada pelo Centro Histórico, contando sua história através de prédios, construções e monumentos. Eles foram conduzidos pelo criador do projeto, o diretor do Arquivo Histórico, Ângelo De Paula. “Dentro desta proposta do governo Tande de focar na requalificação do Centro Histórico, a gente ofereceu o ‘Passeio Histórico’ que é a mesma atividade que a gente oferece há muito tempo em Resende de contar a história do município através do sítio histórico, dos monumentos, dos espaços memórias, construções e equipamentos culturais”, disse, completando que não é um guiamento turístico e sim uma atividade de educação para o patrimônio.
Tande destacou que o Instituto de Arquitetos do Brasil ajudará a escolher o projeto de requalificação de toda a área do Centro Histórico. “A equipe do IAB esteve ontem aqui em Resende e conheceu in loco toda esta área. Foi uma oportunidade para explicar o que imaginamos para esta área. Não conseguimos enxergar uma cidade rica, pujante e forte com um Centro Histórico degradado. Essa é uma questão que vamos enfrentar com um grande projeto de revitalização”, afirmou o prefeito, completando que essa revitalização vislumbra ainda a área turística da cidade.