BARRA MANSA
Na noite de quarta-feira, dia 22, mais um assassinato chocou os moradores de Barra Mansa, totalizando seis homicídios a tiros em apenas uma semana. Desta vez, a vítima foi um homem de 36 anos, proprietário de um depósito de bebidas localizado na Avenida Presidente Kennedy, na Vila Delgado, no bairro Ano Bom. Até o fechamento desta reportagem não havia confirmação sobre presos.
De acordo com informações do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o comerciante foi baleado em frente ao seu estabelecimento por criminosos que estavam em dois veículos, um Gol branco e um Corsa prata. Após o ataque, fugiram e, até o fechamento desta matéria, não haviam sido localizados.
A vítima chegou a ser socorrida por populares e foi encaminhada para a Santa Casa, onde morreu.
Policiais foram acionados pela unidade por volta das 23 horas. Em seguida, foram até o local do crime, que passou por perícia, onde foram recolhidos oito estojos de 9mm e dois projetis.
Clima de medo na cidade
O crime gerou grande repercussão nas redes sociais, com moradores expressando preocupação e medo diante da escalada de violência. Relatos indicaram um possível tumulto na Santa Casa no momento do atendimento à vítima. Porém, uma fonte da prefeitura confirmou ao A VOZ DA CIDADE que familiares de outro paciente se envolveram em um acidente no estacionamento do hospital, aumentando a confusão no local. Que, por tanto, não ocorreu ataque no local, como chegaram a divulgar moradores nas redes sociais.
Investigações em andamento
O caso é investigado pela 90ª Delegacia de Polícia (DP), que também apura os outros cinco homicídios registrados na cidade nos últimos dias. Três deles ocorreram na mesma noite onde um ataque ocorreu no Centro. Um dos mortos foi vítima de bala perdida. Os outros dois, estavam dentro de um carro e um deles seria, segundo as investigações, o alvo dos criminosos, que estavam em um automóvel. Na ocasião, outras três pessoas também foram baleadas. Duas receberam alta médica no mesmo dia e uma delas, até a última atualização da Santa Casa, seguia internada.
Nesta semana, ocorreram outras duas mortes no bairro Nove de Abril. Foram mortos dois jovens de 21 e 22 anos, na segunda-feira, 20. Segundo as investigações, um deles foi atacado inicialmente com seis tiros e correu para se misturar entre moradores que festejavam uma Folia de Reis. Nesse momento outro rapaz, que brincava entre amigos na folia, foi atingido. Os dois morreram no local.
Também correu uma tentativa de homicídio na cidade na manhã de quarta-feira, no bairro Vila Elmira, com vítima internada também na Santa Casa; e um dia antes, um homem foi encontrado morto boiando no Rio Paraíba do Sul, no Centro. No caso do corpo, que estava em avançado estado de decomposição, é aguardado resultado da necropsia para saber a causa da morte.
Reforço na segurança
Na quarta-feira, durante a visita do secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, na cidade, foi anunciado que Barra Mansa receberá uma Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) ainda este ano, semelhante ao que foi feito em Paraty, que antigamente pertencia ao 33º BPM. A medida é uma resposta à crescente onda de violência que tem alarmado os moradores da cidade.
A notícia da CIPM foi confirmada em encontro com o prefeito Luiz Furlani, e outras autoridades, ocorrida no local onde funcionava o Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), no bairro Bom Pastor, localidade conhecida como Lazaredo. Eles anunciaram que o espaço abrigará ainda em 2025 a CIPM, a segunda da região, após Paraty, conforme noticiado pelo A VOZ DA CIDADE.
A população segue apreensiva, aguardando soluções efetivas para conter a criminalidade e devolver a sensação de segurança ao município.