ITATIAIA
Uma operação conjunta entre policiais do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e agentes da Guarda Municipal Ambiental de Itatiaia resultou na apreensão de aves silvestres mantidas em cativeiro em uma residência na localidade do África I, no bairro Penedo. A ação ocorreu na tarde de segunda-feira, dia 20, e levou à detenção de um homem, de 55 anos.
Atendendo a uma denúncia, os policiais e agentes da Guarda Municipal se dirigiram à residência no África I, onde encontraram 12 pássaros, sendo sete Tizius e cinco Coleiros.
Desses, apenas um estava anilhado, porém, sem documentação. Também foram apreendidos um viveiro, oito gaiolas e um alçapão. Durante a abordagem, um homem de 20 anos também estava presente no local e foi encaminhado à 99ª Delegacia de Polícia como testemunha.
As aves, as gaiolas e os dois homens foram apresentados na 99ª Delegacia de Polícia. O suspeito de 55 anos foi autuado por crime ambiental e liberado após prestar depoimento, aguardando convocação da Justiça.
Os pássaros e todo o material apreendido foram encaminhados ao Horto Municipal de Itatiaia, onde uma bióloga avaliará se cabe a soltura dos animais ou encaminhamento ao Centro Especializado de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Lorena/SP ou ao zoológico de Volta Redonda.