BARRA MANSA
O dia 20 de janeiro, em Barra Mansa, foi marcado pelas tradicionais homenagens a São Sebastião, que é santo padroeiro da cidade. Durante toda a segunda-feira, uma vasta programação teve início às seis da manhã, com a primeira missa, sendo encerrada no final da tarde com a procissão que percorreu as principais ruas do Centro, reunindo milhares de fiéis e devotos. Além da parte religiosa, neste dia 20 também aconteceu o último dia da festa de São Sebastião, que teve início na última quinta-feira, dia 16, com diversas barracas e apresentações de shows regionais.
Toda a programação foi organizada pela Paróquia da Igreja Matriz, com o apoio da Fundação Cultura. Neste feriado, as celebrações religiosas tiveram início às 6 horas da manhã com a missa pelas famílias, seguida da missa da juventude às 7h30min. Como ocorre todos os anos, a procissão e a missa pelas crianças aconteceu às 9 horas; às 11 horas foi celebrada a missa pela cidade e acolhida à Pessoas com Deficiência (PCDs) e às 13 horas a missa das pastorais sociais. A missa solene teve início às 15h30min e às 16h30min os fiéis saíram em procissão.
De acordo com o padre René Luiz Paulino de Oliveira, pároco da paróquia de São Sebastião, em mais um ano a festa foi um grande sucesso, o que é resultado de um trabalho que tem o apoio de toda a sociedade barra-mansense, das comunidades eclesiais de base, do poder público, do comércio e de muitas pessoas de boa vontade que colaboram com o evento. Ao todo, a festa envolve mais de 400 pessoas.“Estamos um pouco cansados, mas com muito amor e carinho nós realizamos esse belíssimo ato de fé em prol da paz, do amor e da bênção de São Sebastião”, disse o padre.
Segundo ele, em especial, neste ano, a mensagem para os fiéis é que São Sebastião vem para as ruas de Barra Mansa para ser sinal de esperança, dizendo para que a cidade não tenha mais medo e para que todos tenham força e ânimo para superar tudo aquilo que é ameaçador. “É essa mensagem que nós queremos trazer para a nossa cidade da Barra Mansa, que com tanto carinho guarda essa fé já quase bicentenária em São Sebastião”, completou.
Calor não impediu os fiéis de participarem do cortejo
Mesmo sob o forte calor desta segunda-feira, quando os termômetros chegaram a registrar a sensação térmica de 37º graus, adultos, idosos e crianças não deixaram de demonstrar a fé e agradecer por benção recebidas, como é o caso da jornalista Beth Melo, que disse acompanhar a procissão todos os anos e que já recebeu uma graça, que foi a recuperação da saúde do irmão. “Eu já precisei por conta de uma doença de um irmão e graças a Deus meu irmão ficou curado e nessa procissão eu já andei descalça para agradecer a São Sebastião. Todos os anos eu venho, já tem mais de 20 anos que eu participo da procissão e deixo de fazer qualquer programa, qualquer viagem para poder não perder”, contou.
Sobre a motivação para participar do evento, neste ano, ela disse que um dos pedidos foi pela cidade, que iniciou o ano com atos de violência. “A gente tem que ir e vir com tranquilidade, com mais paz no coração dos jovens. E é isso. São Sebastião tá com a gente e com certeza vai abrandar todo esse calor que a gente tem vivido aí de violência, né?”, ressaltou.
A professora Ariadne Vieira, que desde pequena sempre participou da procissão com seus pais e avós, também marcou presença neste ano e disse que essa é uma forma de manter uma tradição que é tão importante para ela e toda a cidade. “Também trabalho na festa, sempre na barraca do bingo, e também já trabalhei em outras áreas aqui, ajudando no bingão também, porque sempre é uma honra poder participar e poder compartilhar desse momento. Hoje eu quero realmente agradecer, porque para mim o ano passado foi um ano de muitas bênçãos”, disse.
Durante o cortejo pelas ruas da cidade, os fiéis pararam em alguns pontos, como em direção à Santa Casa, para orar pelos enfermos, em frente à Prefeitura, para abençoar a administração pública e também na Avenida Joaquim Leite, próximo ao local onde três morreram durante um ataque de criminosos na noite da última quarta-feira, dia 15.