VOLTA REDONDA
A secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos de Volta Redonda, Gloria Amorim, recepcionou neste mês o deputado estadual Munir Neto e assessores, que foram à sede da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) para conhecer os projetos desenvolvidos na defesa dos direitos e conquistas das mulheres em políticas públicas.
O encontro, que ao final teve a oferta de um café coletivo pela secretária, contou com a participação das assessoras técnicas em Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial; equipe do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam); da Casa Abrigo Regional Deiva Ramphini Rebello; pessoal administrativo; e do Centro de Cidadania LGBTI+.
O deputado assumiu o compromisso de participar e incentivar o debate na Câmara Municipal no dia 24 de setembro, quando serão realizadas comemorações da conquista do voto feminino, de 1932. Munir Neto também colocou a equipe à disposição para atuar na programação que marcará as atividades em Volta Redonda no dia 9 de março, pelo Dia Internacional da Mulher.
AVANÇOS EM POLÍTICAS SOCIAIS
O deputado relatou o seu trabalho na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) como presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa e na criação do Estatuto da Pessoa com Doença Rara, em uma parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), entidade sem fins lucrativos que visa apoiar e promover a inclusão social de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. “O Estado do Rio de Janeiro é o único do país que tem esse projeto pioneiro desenvolvido por nós, no nosso mandato. Já identificamos 56 doenças raras no estado. O projeto é importante para identificar quem nasce com uma doença rara, porque o diagnóstico certo no início vai permitir que o paciente tenha uma vida normal com o tratamento.
Mais de 400 pessoas da área da saúde, médicos e enfermeiras, já estão capacitadas para trabalhar com pessoas portadoras de doenças raras. O nosso foco principal é buscar investimentos e recursos para Volta Redonda e a Região Sul Fluminense. É isto que desejamos priorizar no nosso mandato”, informou o deputado.
Munir citou que apenas Volta Redonda e mais três cidades no estado tem residências inclusivas com serviços para atender pessoas vulneráveis com deficiências, idosas ou com outras necessidades especiais. O objetivo é promover a autonomia, independência e inclusão social dessas pessoas, incentivando-as a tomar decisões, exercer seus direitos e responsabilidades, a realizar tarefas cotidianas, melhorando muito a qualidade de vida dos residentes. “O prefeito Neto sempre teve como prioridade, além da população da nossa cidade, buscar atender as pessoas mais carentes e necessitadas”, resumiu o deputado.
DEFESA DAS MULHERES
A secretária municipal Glória Amorim lembrou que em 2009 começou a trabalhar no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto, quando disse que ficou sensibilizada com o bom e prestativo atendimento público que o prefeito fazia para as pessoas do povo que o procuravam no gabinete com diversas demandas urgentes. Ela depois foi convidada por ele para assumir a Coordenadoria da Mulher. E, posteriormente, em uma conferência municipal com a presença de mais de 300 mulheres, foi aprovada a proposta de criação da Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos, com o apoio do executivo municipal. “Eu gosto de trabalhar com o coletivo e por isto considero fundamental a criação de conselhos municipais para fazer políticas públicas. Nós temos várias parcerias com as secretarias municipais, Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), para trabalhar programas e projetos que vão abrir caminhos, oferecer oportunidades com cursos e empoderar as mulheres. Na área dos direitos humanos, temos aqui um projeto de escuta qualificada das mulheres que tem filhos e maridos no regime penitenciário. É um momento delicado na vida dessas mulheres, mães, que precisam muito de apoio, de ser ouvidas e ajudadas para superar as dificuldades, principalmente as emocionais”, disse Glória Amorim.
Muitas atividades serão desenvolvidas no ano de 2025 pela SMDH, que já traçou o seu planejamento. O deputado estadual Munir Neto colocou o seu gabinete e o mandato à disposição para que seja realizado um trabalho conjunto com a SMDH na defesa dos direitos da mulher, no enfrentamento a todo tipo de violência doméstica e familiar, e na promoção da diversidade e igualdade de gênero.