>
a voz da cidade

Projeto escolar em Itatiaia transforma vidas e melhora rendimento acadêmico

Iniciativa “Resgatando Vidas” trabalha demandas psíquicas dos alunos desde 2015

Por Cyntia Freitas
39.cf.res.cidades.projeto escolar em itatiaia transforma vidas.1.projeto.anacabralseeduc
728x90 parque

ITATIAIA

Os profissionais da educação do Ciep 488 Ezequiel Freitas inovam com o projeto “Resgatando Vidas”, que auxilia estudantes que sofrem de depressão, ansiedade e outras doenças psicológicas. Desde 2015, os alunos recebem acolhimento, empatia, apoio, amor, escuta e diagnóstico do problema.

Além disso, com esta iniciativa, os servidores traçam planos que resultam na melhoria da convivência escolar, social e nos índices de aprendizagem. “Desde que assumi a direção, senti o desejo de estar presente na vida dos nossos alunos de forma atenta, empática e acolhedora. O estudante que se sente acolhido e pertencente à escola, ele devolve nos estudos e no fortalecimento emocional pelos nossos laços de apoio, valorização e reconhecimento”, afirmou a diretora-geral Angélica Alvarenga, criadora do projeto.

Com um questionário composto por 17 perguntas, como “O que te deixa feliz ou triste?”, “O que marca sua vida negativamente?” e “Quais são seus sonhos e perspectivas para o futuro?”, os profissionais identificam diversas situações enfrentadas pelos estudantes.


“Este projeto me resgatou e me trouxe de volta para ser a pessoa feliz que eu sempre fui. No momento mais difícil da minha vida, foram eles que me ajudaram com uma conversa, dando amor, suporte e escuta”, disse a aluna Andressa Almeida, de 17 anos. Ellen Guerra, também de 17 anos, destaca: “É uma grande rede de apoio. Somos um por todos e todos por um. Esta iniciativa foi fundamental para melhorar meu convívio social”.

Seeduc promove estudo socioemocional em escolas da rede Além desta atividade pedagógica, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência (Funrio), está promovendo um estudo socioemocional para mapear e diagnosticar as principais necessidades psicológicas da comunidade escolar. O levantamento é realizado em 750 unidades escolares, com psicólogos, assistentes sociais e pesquisadores atuando em 92 municípios fluminenses.

Esta iniciativa faz parte das ações do Plano de Ações Integradas de Segurança e Cultura de Paz nas Escolas (SegPaz), elaborado pela Seeduc dentro das propostas apresentadas pelo Comitê Intersetorial de Segurança nas Escolas, criado pelo governador Cláudio Castro, em 2023. A medida também atende à Lei Federal 13.935/19, que estabelece a prestação de assistência psicológica e social a estudantes, visando combater o baixo rendimento e a evasão escolar decorrentes de problemas psicológicos.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos