ITATIAIA
As estações da Primavera e verão são os períodos de reprodução e amamentação dos gambás. De acordo com a bióloga da Prefeitura de Itatiaia, Eliana Gouvêa, como o município possui uma considerável área de mata, nesta época do ano é comum ver o animal com mais frequência nas áreas urbanas.
Segundo Eliana, o gambá-de-orelha-preta é a espécie que habita a região e tem grande importância ecológica, ajudando na dispersão de sementes e no equilíbrio do ambiente, pois se alimenta de invertebrados, entre eles caramujos, baratas, aranhas, carrapatos e escorpiões, de quem é um dos maiores predadores. “Há muito preconceito em relação aos gambás, porque há quem pense que eles tenham algum parentesco com os ratos. Na verdade, o gambá é um animal marsupial, parente dos cangurus. A fêmea carrega os filhotes na bolsa durante a amamentação. Nesse período elas saem em busca de alimentos, pois precisam de mais energia para alimentar seus filhotes. Como seus movimentos ficam mais lentos, aumenta o risco de serem atropeladas ao cruzar rodovias e de outros acidentes. É importante os motoristas terem atenção redobrada, principalmente próximo a praças e parques”, destaca a bióloga.
Eliana recomenda que as pessoas tampem o lixo adequadamente, não deixando exposto à noite ração e água de cães e gatos. Ela conta que vedar forros, frestas, chaminés e outros acessos nas residências que possam servir de abrigo para o animal, que possui hábitos noturnos, são medidas que impedem que permaneçam no local. “Se você encontrar uma mamãe gambá em sua residência ou outro local que ofereça perigo a ela ou aos filhotes, entre em contato com o Gema, o Grupamento Especial de Meio Ambiente da Guarda Civil Municipal, pelo telefone 3352-1079. Isso é importante para a proteção e a preservação da fauna silvestre”, afirma a bióloga.