VOLTA REDONDA
O prefeito Antonio Francisco Neto se reuniu na manhã dessa segunda-feira, 13, com representantes da Saúde do município para conhecerem uma ferramenta que irá inovar, através do uso de Inteligência Artificial (IA), o diagnóstico em saúde da cidade. O serviço será realizado através da Startup HarpiaAI, criada para desenvolver soluções de IA para auxiliar médicos a tomarem decisões de maneira mais cuidadosa e assertiva.
Com a contratação do serviço, os laudos dos exames de Raio-X, por exemplo, continuarão sendo avaliados e assinados pelos médicos da rede pública de saúde. No entanto, a IA vai auxiliar na identificação de possíveis lesões difíceis de serem vistas pelo profissional, reduzindo o tempo de diagnóstico da doença, aumentando a chance de tratamento e cura e promovendo uma economia de recursos financeiros.
O prefeito Antonio Francisco Neto ressalta que a contratação do serviço faz parte dos investimentos da administração municipal para tornar a saúde uma referência nacional. “Esta nova ferramenta vai nos ajudar a antecipar os laudos de doenças, com um custo reduzido, possibilitando assim que possamos salvar mais vidas. Além disso, vai reduzir a exposição dos pacientes a radiações, uma vez que irá evitar, em muitos casos, a realização de tomografias. É uma alternativa pioneira que vamos implementar em Volta Redonda para melhorar, ainda mais, a vida da população”, disse o prefeito.
A secretária municipal de Saúde, Márcia Cury, destaca que o serviço representa um grande avanço para a saúde pública. “A IA pode contribuir para detecção de doenças, com mais rapidez e precisão, o que pode ajudar profissionais de saúde a tomarem decisões oportunas e eficazes em relação ao tratamento. Os laudos, mesmo após a indicação da IA, são avaliados e fechados pelo profissional. A inteligência artificial será um instrumento tecnológico para subsidiar e apoiar a capacidade de diagnóstico dos profissionais que já atuam nas unidades”, explicou a secretária.
TECNOLOGIA JÁ UTILIZADA NO EXTERIOR
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Sérgio Sodré, explica que essa tecnologia está sendo utilizada há muito tempo no exterior. “Essa startup é a primeira no país que está utilizando a tecnologia. E nós vimos que a redução de custo vai ser muito grande, além da previsibilidade. A tecnologia está aí. Se você não entra agora nela, a hora que você entrar será como se você estivesse entrando em uma estrada que está todo mundo andando a 300 km por hora, e você está a 50 km/h. Como a Saúde é uma prioridade do prefeito, trouxemos essa opção”, destacou Sodré.
O fundador e diretor-executivo da Startup HarpiaAI, Daniel Aparecido Vital, explica que o objetivo é obter melhor precisão e agilidade no diagnóstico de exames de imagem, através de uma ferramenta que não substitui o médico, mas já consegue trazer ponderações de forma ágil, que vão facilitar para ele fazer uma conclusão de forma mais diferenciada e direcionada para um diagnóstico preciso, e, com isso, aumentando a chance de recuperação do paciente. “Em termos econômicos, o município faz uma economia direcionada ao tratamento precoce, fazendo o tratamento das doenças em fase inicial, e com a otimização dos recursos direcionados àqueles pacientes que realmente precisam, porque a ferramenta tem essa capacidade de separar os pacientes que têm algum tipo de lesão dos que são saudáveis, direcionando os recursos justamente para aqueles que mais necessitam”, concluiu o diretor.