BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, finalizou nesta sexta-feira, dia 10, a primeira medição de 2025 do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O resultado deverá ser divulgado na próxima semana e definirá as medidas a serem tomadas pela Vigilância em Saúde Ambiental.
O LIRAa, que é um método de amostragem amplamente utilizado no Brasil, tem a finalidade de identificar as localidades com maior índice de larvas do mosquito transmissor. O levantamento é realizado através do sistema estadual, no qual são lançados todos os imóveis do município separados por bairros.
– Tivemos 62 Agentes de Combate às Endemias distribuídos pelos 205 quarteirões sorteados. O sorteio é realizado pela própria plataforma do estado, no qual quase todos os bairros foram contemplados. Na próxima semana vamos receber os resultados, que vão indicar se os índices do município são de baixo, médio ou alto risco, e, a partir daí, começaremos a programar ações como o Bota Fora Dengue e palestras nas comunidades, além de intensificar o trabalho nas áreas de maior incidência – explicou a veterinária e supervisora técnica da Vigilância em Saúde Ambiental, Millena Borges.
A supervisora destaca ainda que o trabalho da população é essencial no combate à dengue. “Todo morador precisa se conscientizar de que os 10 minutos salvam vidas. Cada um pode fazer a vistoria em seu terreno e dentro de casa, pois na maioria dos casos o foco é encontrado no interior dos imóveis, como, por exemplo, no reservatório atrás da geladeira, nos ralos de banheiro, nos vasos de plantas, no vão do box do banheiro e em outros locais que podem acumular água. Nós da Vigilância pedimos a todos que redobrem a atenção, pois há indicativos que apontam um aumento dos casos de dengue neste ano” finalizou.
As denúncias sobre residências e terrenos que apresentem condições favoráveis ao desenvolvimento do mosquito podem ser feitas à Vigilância em Saúde Ambiental pelo telefone: (24) 3512-0722.