ANGRA DOS REIS
O prefeito Cláudio Ferreti, acompanhado por diversos secretários municipais, participou da primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) em 2025. O encontro, realizado na última quarta-feira, 8, na sede da Secretaria de Segurança, reuniu representantes do governo municipal e autoridades de diferentes forças de segurança para discutir e avançar em estratégias de segurança pública em Angra dos Reis.
“Precisamos unir esforços para alcançar resultados mais significativos na área de segurança pública. O trabalho conjunto é fundamental”, destacou o prefeito, que abriu a reunião com sua fala.
Além do chefe do Executivo, participaram representantes das Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Delegacia de Atendimento à Mulher, secretarias municipais e vereadores, todos comprometidos com o fortalecimento das ações do GGIM.
Criado sob orientação do Ministério Público Federal, o GGIM tem como objetivo integrar esforços entre órgãos de segurança, defesa e outras autoridades para promover o bem-estar da população. “Aqui em Angra dos Reis, ele funciona como um fórum permanente de diálogo e planejamento estratégico, envolvendo diversas instituições”, explicou o secretário de Segurança Pública, Douglas Barbosa.
Embora tenha sido instituído em 28 de abril de 2014, o GGIM só começou a operar plenamente em 2019. Desde então, foram realizadas ações como a criação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no município, a ampliação da atuação da Polícia Civil na Vila do Abraão e em Mambucaba, além da implementação de um serviço local para emissão de passaportes.
Ao término da reunião, as autoridades reafirmaram seu compromisso com a segurança pública e definiram o próximo encontro do GGIM para o dia 6 de fevereiro.