SUL FLUMINENSE/RIO
Vicente Guedes, prefeito por seis mandatos – cinco em Rio das Flôres e um em Valença –, assumirá em fevereiro a função de Assessor Especial de Integração Municipal no governo de Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro. A posição, que terá status de secretaria, tem como objetivo estreitar a relação entre a capital e os municípios fluminenses. O convite foi feito por Eduardo Paes durante um almoço no dia 7 de janeiro, na capital, com a presença do vice-prefeito Eduardo Cavalieri.
Em entrevista ao A VOZ DA CIDADE, Vicente explicou que sua missão será fortalecer o municipalismo e promover parcerias estratégicas entre a prefeitura do Rio e cidades do estado. “Gosto muito do Paes como gestor e aceitei com muito carinho o convite. Ele sabe que fui presidente por oito anos da Apremerj – Associação dos Municípios do Rio de Janeiro, diretor da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Ele também é muito municipalista. Já foi presidente e vice da Frente Nacional de Prefeitos. Com esse convite ficarei muito pelo interior porque temos muitas parcerias que podem ser firmadas entre as cidades e a prefeitura”, disse em entrevista.
Ao encerrar seu mandato como prefeito em dezembro, de oito anos consecutivos após reeleição, Vicente Guedes celebrou conquistas importantes em Rio das Flôres, como o destaque no Ideb, que colocou o município entre os dez primeiros do Estado em educação, avanços na saúde, que posicionaram a cidade entre as melhores, e melhorias no índice do ICMS Ecológico. Além disso, conseguiu eleger seu sucessor, Rodrigo Cibalena, e todos os nove vereadores da Câmara Municipal.
Sobre o futuro político, ao ser questionado sobre uma possível candidatura a deputado estadual ou federal em 2026, Guedes descartou a possibilidade. “Nunca tive interesse, sempre preferi estar na minha cidade como prefeito. Agora, também não retorno para a disputa do Executivo”, afirmou.