VOLTA REDONDA
O Bloco da Vida, da Prefeitura de Volta Redonda, já está se preparando para o Carnaval 2025. Os ensaios, para esquentar os tamborins para o desfile deste ano, começam na próxima semana, no Pavilhão da Ilha São João. O bloco entrará na avenida no sábado, dia 1º de março, com mais de 500 componentes. A programação do Bloco da Vida ainda inclui uma apresentação extra no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
O enredo “Se é sorte ou azar só o tempo dirá” será distribuído em 15 alas (incluindo baianas e bateria), com 30 passistas em cada uma delas, além de 50 destaques, entre carros, alas e alegorias. A bateria será composta por 55 pessoas.
Os temas abordados nas fantasias das baianas são Benzedeiras, e da bateria serão os Ciganos. Já as outras fantasias terão elementos alusivos ao Jogos de Azar, Ferraduras de 7 furos, Trevo de 4 folhas, Amuletos da Sorte, Figas, Sorte no Amor, A mística do 13, Olho Grego, Olho Gordo, Ying Yang, Incensos e Defumadores, Ala Espelhos Quebrados e Ala Gato Preto.
O carnavalesco Paulo Bernardo ressalta que a criação e confecção das fantasias passa primeiro pela escolha do tema para, em seguida, dividir o enredo em fantasias, alegorias e adereços.
“Temos muito trabalho até chegar ao espetáculo que é apresentado na avenida. E isso só dá certo porque tenho uma equipe competente formada por figurinista, costureiras, aderecistas e chapeleiros, que ama o que faz”, ressalta o carnavalesco.
O coordenador do Banco da Cidadania e responsável pelo Bloco da Vida, Ricardo Ballarini, destaca que todas as fantasias, adereços e alegorias do bloco são de confecção própria, promovendo economia.
“Além de um trabalho artístico maravilhoso realizado pela equipe do Bloco da Vida, eles ainda promovem economia para os cofres públicos, reaproveitando materiais já utilizados em outros anos. É realmente um espetáculo de sustentabilidade”, ressaltou o coordenador.