VOLTA REDONDA
Os primeiros recém-nascidos de 2025 na maternidade do Hospital São João Batista, unidade da Rede Municipal de Saúde de Volta Redonda, começaram a receber o kit do projeto “Alta Feliz”. Na manhã desta terça-feira, dia 7, a coordenadora da Pediatria, a médica Thais Ferraz, entregou o kit para três famílias no momento da alta dos bebês na maternidade, que atende pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
O “Alta Feliz” é um kit de enxoval com fralda, toalha, meias, trocador, diploma de nascimento, foto do bebê, e uma cartilha para as mães com orientações sobre os cuidados com o recém-nascido.
Uma das beneficiadas com a iniciativa da Prefeitura de Volta Redonda foi Ana Júlia Vieira Lopes, nascida em 5 de janeiro através de uma cesariana. Os pais de Ana Júlia, Gabriele de Oliveira e Gabriel da Cruz Lopes – moradores do bairro Retiro –, expressaram sua gratidão pelo atendimento humanizado que receberam na maternidade da unidade.
“Foi maravilhoso o acolhimento, não temos nada para reclamar, toda a equipe nos recebeu muito bem. A minha mulher chegou aqui com um problema de pressão alta, assim que deu entrada na maternidade os médicos a internaram e deram todo o suporte. Não passou muito tempo, minha filha Ana Júlia nasceu, graças a Deus, e ocorreu tudo certo. Até durante a alta nos trataram com muito carinho”, disse Gabriel Lopes, que é pai de primeira viagem.
A mãe completou, enfatizando que muitas mulheres às vezes não têm condições financeiras de ter um enxoval completo para a saída da maternidade, e durante os primeiros meses do bebê. Por isso, a importância do projeto “Alta Feliz” na vida das mães que não possuem uma rede de apoio.
“Saber que o bebê vai sair daqui com um enxoval ajuda muito. Essa ação da Secretaria Municipal de Saúde é muito importante para a mãe também, sendo que muitas não têm o pai da criança por perto. Aproveito para agradecer todo o atendimento que recebemos na maternidade, meu marido pôde ficar o tempo todo ao meu lado, inclusive no parto, me dando suporte emocional. Isso é humanização e acolhimento em um dos momentos mais marcantes na vida de uma mulher”, completou Gabriele de Oliveira.
Cerca de 2 mil kits serão entregues em 2025
A coordenadora Thais Ferraz destacou que a previsão é entregar 2 mil kits este ano para os bebês nascidos no atendimento materno-infantil do hospital, que é referência como maternidade de alto-risco na região.
“É com muita alegria que retornamos com o projeto ‘Alta Feliz’ com atualizações das informações para as famílias. Sabemos da dificuldade das mães nos primeiros dias com o recém-nascido e a importância de receber apoio e informações confiáveis. Por isso, além do kit de enxoval, contamos com uma cartilha informativa produzida em parceria com o UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), para auxiliar nos cuidados. Esperamos que o projeto traga acalento às famílias em mais um ano de muito sucesso”, comentou a médica.