VOLTA REDONDA
O lançamento de uma revista com os principais projetos desenvolvidos e o anúncio da nova diretoria do Conselho Municipal de Juventude (CMJ) encerraram as atividades de 2024 da Coordenadoria da Juventude (CoordJuv) de Volta Redonda. O evento, no auditório da prefeitura, reuniu representantes das instituições parceiras, jovens assistidos e membros do conselho municipal na sexta-feira, dia 20.
A revista foi produzida em parceria com o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), que apoia a CoordJuv em diversos projetos. E representando a universidade, estavam na mesa o coordenador da Escola de Comunicação da Instituição, Douglas Gonçalves e o professor Edilberto Venturelli.
Algumas das ações abordadas na revista são o papel da coordenadoria o Centro Oportunizar, que prepara e apoia para inserção no mercado de trabalho; o Trampo Jovem, ferramenta de envio de vagas de emprego, estágio e cursos grátis via aplicativo de mensagem; o Semeando Juventudes, de capacitação e orientação profissional; a parceria com a Co.Liga, escola virtual de Economia Criativa; o Juventude em Dados – conhecer para transformar; o Pré-Vestibular Social, que prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); o Universitário Sangue Bom, de incentivo à doação de sangue; o Se Liga Juventude, com ações de cidadania; e as atividades do Mês da Juventude.
A coordenadora da Juventude de Volta Redonda, Larissa Garcez, que em 2024 também atuou como presidente do Conselho Municipal, lembrou a trajetória de reconstrução da Política Municipal de Juventude (PMJ). “Essa revista resume todo o trabalho realizado nesses quatro anos. A reestruturação do serviço e os avanços alcançados como a realização das conferências municipais e as participações marcantes nas etapas estaduais e nacionais. Tudo isso é resultado de um trabalho conjunto com instituições parceiras, sociedade civil e, principalmente, do apoio incondicional do prefeito Antonio Francisco Neto”, afirmou.
Larissa acrescentou que a Coordenadoria da Juventude de Volta Redonda aderiu ao Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve), que promove a articulação e organização da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e da sociedade civil para a promoção de políticas públicas de juventude, acrescentando que isso sela o compromisso da prefeitura em continuar desenvolvendo políticas públicas para a juventude e chamando à mesa o futuro secretário municipal da Juventude de Volta Redonda, Munir Francisco Filho. “Somos o segundo município do Estado do Rio integrado ao sistema e o único do interior. Mais uma demonstração clara desse compromisso. A partir de 2025, a Coordenadoria da Juventude passará a ser secretaria municipal. Estamos nesse processo de transição e tenho certeza de que o Munir vai dar continuidade as ações e avançar ainda mais”, afirmou Larissa.
DIRETORES ELEITOS PARA 2025
De acordo com eleição realizada neste mês de dezembro, a nova diretoria do Conselho Municipal de Juventude (CMJ) de Volta Redonda será composta pelo representante dos Movimentos Sociais do Interesse da Juventude – Coletivo Democracia Verde, Rodrigo Beltrão, como presidente, tendo como vice a diretora do Departamento de Proteção Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), Mariana Pimenta.
O primeiro secretário é Luís Antônio, representando o Movimento Estudantil Universitário (DCE-UGB) e a segunda secretária é a coordenadora da CoordJuv, Larissa Garcez, que deixa a presidência do conselho em 2025.