PINHEIRAL
O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, encerra seu mandato como presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (Cismepa) com a entrega da reforma e modernização da sede do consórcio e da Central de Regulação de Urgências do SAMU – 192, mais duas importantes conquistas obtidas ao longo dos oitos anos em que esteve no comando do consórcio. A sede do Cismepa foi totalmente reformada e modernizada com um investimento de R$ 1,3 milhão, cedido pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.
A cerimônia de inauguração reuniu diversas autoridades municipais, regionais e estaduais, entre elas o prefeito Antônio Francisco Neto, o vice-presidente do consórcio, Diogo Balieiro, o deputado estadual, Munir Neto, além de prefeitos eleitos, entre eles o sucessor de Ednardo Barbosa, Luciano Muniz.
Ednardo encerra sua gestão com gratidão pelo esforço conjunto de todos os 12 prefeitos dos municípios consorciados e celebra os progressos alcançados, deixando um legado de melhorias estruturais e serviços de qualidade para a região.
“Encerrar meu mandato como presidente do Cismepa com a entrega da reforma e modernização da sede do consórcio e da Central de Regulação de Urgências do SAMU – 192 é motivo de grande orgulho. Essa inauguração representa nosso compromisso com a saúde pública e com a qualidade no atendimento à população. É uma conquista que só foi possível graças ao trabalho conjunto e à dedicação de todos os envolvidos”, ressaltou Ednardo Barbosa.
Ao assumir a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (CISMEPA), Ednardo Barbosa encontrou uma estrutura composta por 13 Unidades de Suporte Básico (USB), tripuladas por condutor e técnico de enfermagem, e 7 Unidades de Suporte Avançado (USA), tripuladas por condutor, enfermeiro e médico. Isso totalizava 13 bases descentralizadas e 20 viaturas em operação, além de 6 viaturas reservas, somando 26 ambulâncias no total.
Entre os avanços conquistados, destaca-se a certificação no Projeto ANGELS, voltado para AVC e IAM, em parceria com a Boehringer Ingelheim do Brasil. Outro marco significativo foi a redução do tempo médio de resposta do SAMU, que atingiu, em maio de 2024, a melhor marca dos últimos 10 anos, com 16 minutos e 28 segundos, mesmo com quase 14 mil chamadas atendidas no mês. Houve também um forte investimento em infraestrutura, com a inauguração de novas bases descentralizadas, substituição de equipamentos médicos hospitalares obsoletos e capacitação de profissionais da Rede de Urgência e Emergência em parceria com universidades locais, como UniFOA e UniFAA.
O CISMEPA se destacou em eventos como a 4ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde do Cosems RJ/IdeiaSUS Fiocruz, em abril de 2024, conquistando o quarto lugar entre 111 trabalhos inscritos, com o projeto de gestão do tempo de resposta no SAMU. Além disso, foram realizados investimentos relevantes com recursos provenientes de emendas parlamentares dos deputados Jari e delegado Antônio Furtado, que somaram mais de R$ 1,1 milhão, usados para a aquisição de equipamentos para ambulâncias e unidades de saúde.
Projetos como o “SAMU na Praça”, inaugurado em outubro de 2023, e o “Samuzinho”, que promove educação em saúde para o público infanto-juvenil, têm aproximado o serviço da população, instruindo sobre o uso adequado do serviço 192 e a importância dos primeiros socorros. Esses esforços se somam às melhorias na qualidade do atendimento e à modernização da estrutura do consórcio.
Entre os desafios enfrentados durante sua gestão, Ednardo Barbosa destacou a necessidade de estabelecer um diálogo e cooperação efetiva entre os membros do consórcio, além de coordenar interesses diversos dos municípios. Graças a uma governança eficiente e ao esforço coletivo, esses desafios foram superados, consolidando o CISMEPA como uma referência na gestão de saúde intermunicipal e na melhoria contínua dos serviços prestados à população da região.
“As inúmeras conquistas do Cismepa ao longo dos últimos anos reforçam a importância da união entre os municípios. Juntos conseguimos garantir avanços significativos para a saúde pública da nossa região. Agradeço aos prefeitos parceiros que não mediram esforços para tornar tudo possível, o apoio constante do deputado estadual, Gustavo Tutuca e ao governador Cláudio Castro e ao secretário executivo Rodrigo Lages, a secretária de Saúde de Volta Redonda e presidente da Assembleia de Gestores Maria Conceição de Souza Rocha. Juntos somos mais fortes”, finalizou, Ednardo Barbosa, prefeito de Pinheiral.