Caminhoneiros no grupo de WhatsApp
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda vai criar um grupo de WhatsApp exclusivo para caminhoneiros. A ideia é que a categoria possa se tornar uma colaboradora do trabalho das forças de segurança do município, facilitando a atuação dos agentes e a resolução de alguns conflitos sociais. Com esse novo canal de comunicação, a Semop ampliará o número de aliados que já conta com o contato direto com associações de moradores, feirantes, permissionários dos mercados populares e taxistas.
Após reunião
A criação do grupo ocorrerá após uma reunião entre o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, e o presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga (Sinditac), Luís Cláudio Bugarim. O encontro aconteceu na sede da Semop, na Ilha São João, e contou também com a presença do subsecretário da Semop, subtenente Amauri Pego; do coordenador da Operação Segurança Presente, major José Eduardo Martins Silvério; e do supervisor do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Arthur Figueiredo.
‘O quebra-nozes’ no Theatro Municipal do Rio
Um grupo de 54 pessoas, entre alunos, dirigentes e professores do projeto Ballet Educação, de Volta Redonda, assistiu nessa terça-feira, dia 17, a uma sessão do balé ‘O Quebra-Nozes’, considerado um dos mais famosos do mundo, realizada no Theatro Municipal do Rio, na capital fluminense. A programação contou ainda com a entrega dos certificados de participação aos alunos que estão deixando o projeto, já que estão concluindo o 9º Ano do Ensino Fundamental.
Ballet, coro e orquestra sinfônica
Com participação do Ballet, Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, o espetáculo alemão retrata uma história de amizade entre uma menina e um boneco quebra-nozes, que ganha vida às vésperas do Natal. A apresentação encantou os jovens estudantes, segundo a coordenadora do Ballet Educação, a professora Izabel Santos Leal. Ela explica que os alunos puderam assistir o apuro da técnica clássica, com a beleza de um coro e uma orquestra do Theatro Municipal.
Entrega de certificados
Além de apreciarem um belo espetáculo no teatro, os alunos do Ballet Educação receberam seus certificados de participação no projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda. O projeto oferece ensino de Ballet Clássico e Dança Contemporânea a alunos da rede municipal, visando aliar educação, cultura e arte, promovendo o desenvolvimento global dos estudantes da rede.
Grupo nova geração participa de palestra em Porto Real
Integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Nova Geração da Melhor Idade de Porto Real participaram de uma palestra sobre os temas saúde bucal e câncer de boca. As palestras foram promovidas pela Secretaria de Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Saúde. A palestrante foi a dentista Marisa Espósito, que realizou um trabalho de conscientização, abordando o autocuidado da boca; o autoexame como estratégia de prevenção a câncer de boca. “Nestes dois dias fizemos uma roda de conversa sobre saúde bucal e câncer de boca. Na oportunidade trabalhamos também os assuntos, realizando uma dinâmica. Aproveitamos ainda a ocasião para ressaltar a importância de mesmo que o paciente não possua mais dentes, fazer a consulta com o dentista regularmente e caso perceba algo diferente, procurar ajuda”, destacou Marisa.
Serviço
Segundo a Secretaria de Saúde, se o paciente está com suspeita de um câncer de boca, deve ser examinado pelo dentista ou pelo médico da Unidade de Saúde da Família. Em seguida é encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para exame e realização de biópsia, que orientará sobre todos os procedimentos necessários.
Estudantes de Quatis passeiam no Zoo-VR e Museu do Amanhã
+
Os alunos dos Anos Iniciais e Finais das escolas da Rede Municipal de Ensino de Quatis ganharam, recentemente, um dia de passeio. A iniciativa da Prefeitura buscou premiar os estudantes pela participação no “SuperAção” 2024, projeto da administração municipal, cujo objetivo é oferecer aulas de reforço para alunos do 4º e 9º ano e resgatar o aprendizado escolar do estudante, após a pandemia da Covid-19. No último dia 7, os alunos dos Anos Iniciais foram até o Zoológico Municipal de Volta Redonda, o Zoo VR. Durante a visita, as crianças conheceram diversas espécies de animais e ainda tiveram um dia recheado de atividades, como piquenique e brincadeiras. Já no último dia 10 e na terça-feira, dia 17, foi a vez dos estudantes dos Anos Finais explorarem um universo divertido e recheado de conhecimento com uma visita ao Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro.
Incentivo
O passeio, segundo a Secretaria de Educação, também visou o incentivo no engajamento pedagógico dos alunos, além de valorizar o empenho durante o ano letivo. “O objetivo do passeio foi proporcionar ao aluno um ambiente interativo, capaz de ampliar sua visão de mundo e estimular o seu pensamento crítico, histórico e cultural”, explica a coordenadora do projeto, Carolina Oliveira.