BARRA MANSA
Os ritos da virada do ano são populares no mundo inteiro. Desde pular as 7 ondinhas, comer lentilhas, romã, uvas ou usar roupas novas. As cores das roupas também fazem parte desses desejos para o ano que está chegando. Para o Sul Fluminense, a virada do ano começa a ser comemorada no Samba da Jurema, onde todos vão de branco como pedido de paz e harmonia para o novo ano, atraindo positividade e afastando tudo que há de ruim.
Com o apoio da Fundação Cultura Barra Mansa e Prefeitura Municipal de Barra Mansa, a última edição de 2024 do evento beneficente acontecerá neste domingo, dia 22, a partir das 11h, em um local emblemático e histórico para a cidade de Barra Mansa: a Fazenda da Posse, construída no século XVII, sendo um dos marcos do povoamento da cidade. Com 260 anos, completados em 30 de agosto, a fazenda é o primeiro registro de edificação do município e abriga o Centro de Documentação e Memória, que preserva documentos, livros e fotografias essenciais para a história local.
O evento é uma grande oportunidade de encontrar e reencontrar amigos, juntar a família, trazer as memórias afetivas do pagode dos anos 90 e 2000 e se emocionar com a musicalidade do samba raiz. A abertura dos portões acontece às 11h, com a tradicional feijoada brasileira feita pelos voluntários do projeto. O público também poderá conferir a Mostra de Economia Criativa, com artesãos e artistas independentes apresentando trabalhos autorais que vão desde acessórios masculinos e femininos, bolsas e utilitários, acessórios em cerâmica e flash tattoo.
Na praça de alimentação, as delícias incluem: pizza-frita, churrasquinho, batata frita, isca de peixe, hot dog, pão com pernil e acarajé, além da feijoada.
Para as crianças, haverá recreação com brincadeiras não tecnológicas, visando o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social dos pequenos, incentivando que deixem de lado os amigos virtuais e criem vínculos com as pessoas à sua volta.
O Deejay Genesttra promete muita brasilidade para a décima quinta edição do Samba da Jurema, com remixes próprios e cheios de personalidade. Serão 6 horas de show, e para iniciar os trabalhos, o grupo Inimigos do SN trará muito pagode dos anos 90 e 2000, com sucessos do Raça Negra, Negritude Junior, Art Popular, Molejo, Katinguelê, Karametade, Só Pra Contrariar, Grupo Raça, entre outros.
Na sequência, haverá o cortejo de abertura com a participação do Coral Alvorada da AAPVR – Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, dando início ao show de samba tradicional e de roda com os Juremeiros, cheio de energia e com sucessos que vão fazer você cantar e sambar junto com Daiana Damião (Reco reco e voz), Deivid Ramos (Trombone), Igor Bravo (Cavaco e voz), LD – Luciano Dias (Tantã), Mestre André (Bateria), Pedro Cabral (Atabaque), Pedro Morais (Pandeiro), Pedro Toledo (Cuíca e Saxofone), Rafinha Black (Repique de mão e voz), Raphael Garcêz (Violão 7 Cordas e voz), Tolen (Surdo) e Victor Oliveira (Violão 6 cordas e voz).
“O Samba da Jurema é um evento beneficente, que tem 100% da renda arrecadada destinada a projetos e obras de instituições. Diferente do que algumas pessoas podem pensar, o Samba da Jurema nunca foi um evento de religião. Sempre foi sobre amor, sobre acreditar que, juntos, podemos fazer um mundo melhor, levar um pouco de esperança e que, ainda que não tenhamos tudo, teremos a fé. Sempre foi sobre fé, não sobre religião”, disse o organizador voluntário do evento, Davi Tedesco.
Confira os artistas e artesãos que estarão na Mostra de Economia Criativa
– Axé Odo | @axe_odo_ | Arte afroreligiosa
– BOHIP Acessórios | @usebohip | Acessórios masculinos
– Doces Bueno | @docebueno4 | Bala baiana, cocadas e doces artesanais
– Dunna Acessórios | @dunnacessorios | Biju em metal
– Fulô | @fulobyseoane | Bolsas e utilitários
– Guilherme Cruz | @guilhermecruztattoo | Tatuagem
– Lojinha do Clube Palmares | @lojinha_do_palmares_vr | Produtos afrorreferenciados
– Mil Flores | @milfloresarte | Acessórios em cerâmica plástica
– Negrita Modas | @negritamodas | Roupas feitas artesanalmente
– Sandra Balbino Acessórios | @sandrabalbino_acessorios | Acessórios em cordas
Importante ressaltar que o Samba da Jurema é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do município de Volta Redonda e do estado do Rio de Janeiro, e que todas as pessoas trabalham de forma voluntária para que o evento aconteça. A renda desta edição será destinada à APAE Volta Redonda, Casa Jurema, Galpão Cultural/Samba do Mulato e Tenda Espírita Pai Cambinda.
Serviço
– Evento: Samba da Jurema
– Show: Inimigos do SN e Juremeiros
– DJ: Genesttra
– Ingressos no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/samba-da-jurema-15-edicao-vista-seu-branco/2755689
– Ingressos solidários nos pontos de venda físicos com doação de 1kg de alimento não perecível ou 1 brinquedo novo no ato da compra.
Pontos de venda:
Barra Mansa:
– Modelo Mais
Segunda e terça, das 9h às 18h30. Avenida Joaquim Leite, 380, Edifício Pio XII, Centro (em frente à Igreja Matriz)
Resende
– Cia do Pelo
Segunda e terça, das 10h às 18h. Rua Gulhot Rodrigues, 118 – Loja 2 – Campos Elíseos
Volta Redonda:
– A Fornada Pães: Segunda e terça, das 10h às 19h. Avenida Dezessete de Julho, 276, Aterrado
– MIT Burger: Terça, das 19h às 23h. Avenida Dezessete de Julho, 248, Aterrado