PORTO REAL
A Secretaria de Saúde do município, por meio do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais, está intensificando as ações de prevenção combinadas no município, incluindo a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). Trata-se de um novo método de prevenção que consiste no uso de um medicamento antirretroviral por pessoas que não possuem o vírus HIV.
Segundo a explicou a coordenadora do Programa IST Aids e Hepatites Virais, Carla Gomes, neste método, a pessoa precisa fazer o uso de um comprimido diariamente, de maneira contínua, o que evita um possível contato e infecção pelo HIV. “Além disso, aderindo à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), a pessoa precisa estar disposta a realizar o devido acompanhamento, fazendo exames periodicamente. É importante destacar que a utilização da PrEP não isenta o indivíduo do uso de preservativos, pois sem ele pode ficar exposto a outras infecções sexualmente transmissíveis”, explicou a coordenadora.
Quem estiver interessado em aderir ao uso da PrEP é preciso que compareça à sede do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais, localizada no Centro de Diagnóstico e Tratamento, ou manifestar interesse em marcar uma consulta, através da Unidade de Saúde da Família correspondente.