ANGRA DOS REIS
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, realizou na sexta-feira, dia 29, o evento ‘Origens’, alusivo ao Dia da Consciência Negra. Na programação, muitas atividades para o público presente no auditório do Centro de Estudos Ambientas (CEA).
RODAS DE CONVERSAS E ATIVIDADES
A secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Thaísa Bedê, informou que, durante todo o mês de novembro, o tema consciência negra foi discutido nas rodas de conversas e atividades em todos os Centros de Referência de Assistência Social da cidade, no CAPR e na Casa Abrigo. “Hoje estamos encerrando o mês de atividades celebrando a data, e destacando a importância da conscientização da população e da luta contra a discriminação racial”, reforçou a secretária.
Com a participação de coletivos culturais e lideranças do movimento negro, o evento foi marcado por uma programação diversa, que exaltou a cultura afro-brasileira, além de promover discussões sobre igualdade racial e ancestralidade. Entre as apresentações, um monólogo sobre as histórias da senzala, roda de capoeira, teatro e ballet. Todos voltados para a valorização da cultura negra. “Este é um momento de celebrar nossas raízes, mas também de lembrar as lutas que ainda precisamos travar. A consciência negra não é só sobre o passado, mas sobre construir um futuro mais igualitário para todos, é lutar pela igualdade”, finalizou Cristina Moraes, durante a apresentação de um monólogo no evento.