ANGRA DOS REIS
Seguem a todo vapor os trabalhos de parada da Eletronuclear programada para reabastecimento do combustível de Angra 2. Até o final da manhã de segunda-feira, dia 25, já haviam sido realizadas 1.214 atividades, entre as 4.588 previstas. As atividades foram iniciadas no último dia 8 e, desde então, a usina está desconectada do Sistema Interligado Nacional (SIN), sem gerar energia.
A parada tem duração prevista de 46 dias e conta com o apoio de cerca de 500 empregados da Eletronuclear e 1.200 contratados, incluindo 115 profissionais estrangeiros. É importante ressaltar que todas as atividades seguem rigorosamente os requisitos de segurança definidos por órgãos reguladores nacionais e internacionais e, portanto, não há qualquer risco aos trabalhadores, à população ou ao meio ambiente.
Vale lembrar ainda que, na fase atual, o corpo técnico da Eletronuclear realiza trabalhos de manutenção elétrica, mecânica e instrumentação, além de testes e inspeções em redundâncias de segurança. Os elementos combustíveis utilizados já foram transferidos para a Piscina de Combustível Usado (PCU), que possui um sistema de resfriamento especial e está localizada dentro dos prédios de segurança das usinas.