ITATIAIA
Na madrugada desta segunda-feira, dia 25, um andarilho foi atropelado por uma motocicleta na Rodovia Presidente Dutra, em Itatiaia,
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta da 00h50min, recebeu informação sobre atropelamento de pedestre com vítimas ocorrido entre os kms 321 e 322. No local apurou que um casal, condutor de 24 anos e passageira de 22 anos, seguia em uma motocicleta Honda/CB250F Twister CBS pelo acostamento, quando, na altura do km 321,8 atropelou um andarilho que caminhava no acostamento da via.
Com o atropelamento houve a queda do casal que estava na motocicleta. Os três foram socorridos pela equipe de resgate médico da concessionária CCR RioSP com ferimentos graves para o Hospital de Emergência de Resende.
O andarilho chegou a convulsionar devido à gravidade dos ferimentos sofridos, sendo socorrido inconsciente para o hospital. Ele não portava qualquer documento de identificação, se tratando de um homem pardo com idade aparente entre 40 e 50 anos.
O casal foi socorrido com ferimentos, mas, consciente. No hospital ambos declararam não se recordar sobre o que havia ocorrido.
Realizado teste etílico no motociclista com resultado 0,00 mg/L, descartando a ingestão de qualquer bebida alcoólica.
Durante o atendimento, em consulta aos sistemas disponíveis foi constatado que o condutor possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas, apenas categoria B, ou seja, é habilitado apenas para condução de automóveis e veículos até 3.500 quilos de peso bruto total, não sendo habilitado para conduzir motocicletas.
Foi feito Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) da PRF em desfavor do condutor pelo crime de trânsito previsto no artigo 303 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) por praticar lesão corporal culposa na direção de veículo automotor: A pena para este crime é de detenção, de seis meses a dois anos e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
Devido às lesões causadas na passageira da motocicleta e no pedestre (andarilho), a PRF também irá elaborar o Laudo Pericial de Acidente de Trânsito (LPAT).
Além da responsabilização criminal, foram aplicadas as devidas multas pelas infrações de trânsito constatadas, como transitar no acostamento, dirigir veículo com CNH de categoria diferente, e equipamento obrigatório ineficiente (retrovisores irregulares), no valor total de R$ 1.662,58.
A motocicleta foi removida para o pátio da PRF.