VOLTA REDONDA
A Região do Médio Paraíba, situada entre os dois maiores polos econômicos do Brasil, Rio e São Paulo, tem cerca de 900 mil habitantes distribuídos por doze municípios. Visando discutir estratégias de desenvolvimento desse território, Volta Redonda receberá na quinta, dia 28, o 3º Fórum de Desenvolvimento Regional do Sul Fluminense. O encontro será realizado no Hotel Bela Vista, localizado na Rua 19 A, 635, bairro Bela Vista, das 14 às 18 horas. Podem se inscrever para o encontro, empresários e lideranças da iniciativa privada, instituições do Terceiro Setor e gestores públicos pelo link: https://sites.rj.sebrae.com.br/inscricao/evento-forum-de-desenvolvimento-regional.
Experiências de sucesso que levaram cidades como Medellín, na Colômbia, a se transformarem em exemplo de inovação, geração de negócios e renda serão discutidas no evento. O antropólogo colombiano Santiago Uribe está entre os convidados do fórum promovido pelo Sebrae Rio e a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) do Sul Fluminense.
De acordo com a coordenadora do Sebrae Rio no Médio Paraíba, Paola Tenchini, será uma grande oportunidade para tratar do impacto positivo que a colaboração entre entidades públicas, privadas e a sociedade pode gerar para a região. Tudo isso, com ações alinhadas às necessidades e ao potencial de cada município.
Segundo o presidente da ADR Sul Fluminense, Péricles Aguiar, especialistas em gestão e lideranças locais também farão parte dos debates, incluindo temas como o cicloturismo, a educação inovadora e os aeroportos como alavancas para o desenvolvimento regional. Serão apresentadas ainda as ações da ADR Sul Fluminense que integram o plano estratégico a ser implantado até 2030. “Temos buscado ampliar a articulação de forma que os projetos que impulsionam o desenvolvimento regional sejam pauta de todos os setores e esperamos que este fórum traga novos adeptos e voluntários para contribuir com nossa Agenda 2030”, finalizou Péricles Aguiar.