Quatis
durante cerca de 20 dias atores ficaram na cidade para gravação de parte do filme Picareta Não Vai Pro Céu, de Roberto Santucci. O filme conta a história dos golpistas Perereca (Maurício Manfrini) e Moqueca (Tirullipa) que, após serem jurados de morte por um traficante da cidade em que vivem, fogem para bem longe, tão longe, que vão parar em uma pequena cidade do interior, chamada ‘Xantózinho do Sul’, onde precisam arrumar um novo ganha-pão. Por coincidência, o novo padre da paróquia local está chegando junto com a dupla à cidade, e Perereca resolve assumir sua identidade, de olho nas doações para a igreja.
O filme é uma produção da Formata com distribuição da Paris Filmes. As gravações no distrito Ribeirão de São Joaquim, acabaram nesta sexta-feira, dia 22.
Até mesmo moradores de Quatis participaram do filme, atuando como coadjuvantes, o que movimentou a economia e a cultura da cidade. Segundo informações, de 60 a 90 figurantes atuaram em cenas principalmente de casamento e quermesse. Um deles foi Eros Luis Souza André, de 47 anos. “Foi mágico participar porque não imaginamos quando vamos ao cinema que uma produção para um filme seja tão trabalhosa. Envolve muita gente e é muito trabalhoso. Eu fiz figuração por quatro dias e mesmo que eu não apareça foi ótimo participar, ficará sempre na minha memória. Estamos alegres por ter participado”, contou ele, frisando que os atores que participaram davam muita atenção aos moradores e interagiam no dia a dia da comunidade.
O prefeito Aluísio d’Elias também comentou sobre a cidade ser cenário de filme. “Quatis no Cinema Nacional, ter o nosso distrito Ribeirão de São Joaquim como cenário principal nas gravações deste filme, está sendo uma grande honra para todos nós. As características de uma cidade histórica, o casario antigo, a arquitetura dos imóveis, da igreja são o nosso orgulho e isso tudo contribuiu para a composição do filme. O elenco de figuração foi de moradores de Quatis, eu acompanhei as gravações e vi de perto o entusiasmo de todos os participantes, todos felizes em participar dessa experiência. Quatis vai aparecer nas telas do cinema”, comemorou, completando que tem certeza que a comédia arrancará sorrisos de muita gente. De acordo com ele, a prefeitura prestou todo apoio necessário na logística, ambientação e também teve parceria com a Paróquia Nossa Senhora do Rosário que disponibilizou a igreja para as gravações.
A produção
O diretor e o ator Maurício Manfrini repetem a parceria de sucesso que já rendeu filmes como os dois da franquia Os Farofeiros e No Gogó do Paulinho. Manfrini, o eterno Paulinho Gogó desta vez, interpreta o malandro Perereca, que vê na figura do padre o disfarce perfeito e terá seu jeito único de comandar uma missa e resolver os problemas dos fiéis moradores locais.
Já o comediante Tirullipa volta a protagonizar uma comédia para as telas do cinema depois do sucesso da franquia “Os Parças” e de participar de produções como “Shaolin do Sertão”. Ele dá vida à Moqueca, comparsa inseparável de Perereca que, após uma fuga conturbada da cidade grande, topa o plano mirabolante de assumir a igreja dessa pequena comunidade.
O roteiro é assinado por Ricardo Hofstetter, que também escreveu “Papai é Pop”, estrelado por Lázaro Ramos e Paolla Oliveira, e “Casos & Casais”, com Julianne Trevisol e Bruno Garcia. O elenco principal também reúne Priscila Hassum, Rômulo Belotti, Jorge Lucas e Ernani Moraes. E o filme também conta com a participação especial de Paulinho Serra.