>
728x90 vacina (1)

Samba da Jurema recebe título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio

Por Cyntia Freitas
33.cf.res.polÍtica.samba da jurema recebe título.1.homenagem.divulgaÇÃo
bnr am aniv barra mansa 970x150

BARRA MANSA

O deputado estadual Jari Oliveira (PSB) entregou o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro ao evento ‘Samba da Jurema’, um dos mais tradicionais da região Sul Fluminense. A homenagem foi entregue, nesta quarta-feira, dia 20, durante evento que aconteceu no bairro Boa Vista, em Barra Mansa. O projeto de lei proposto por Jari foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Rio e sancionado pelo governador Cláudio Castro.

O Samba da Jurema nasceu da necessidade de resolver as questões financeiras da Comunidade Omariô de Jurema, no bairro Santa Clara, em Barra Mansa. Hoje o evento se tornou referência na região, atraindo pessoas de todo o Sul Fluminense.


“O Samba da Jurema é um evento que entrega entretenimento cultural que qualquer outro evento promete, com a diferença que é feito exclusivamente por voluntários e tem 100% da renda revertida para a comunidade. Talvez esta seja a grande diferença: ele é feito com muito amor”, destacou o deputado estadual Jari.

33.cf.res.polÍtica.samba da jurema recebe título.2.projeto.divulgaÇÃo

Projeto de lei proposto por Jari foi aprovado por unanimidade pela Alerj e sancionado pelo governador Cláudio Castro – Divulgação

O evento é beneficente e ajuda, além da Comunidade Omariô, outras instituições, como Apae Volta Redonda, SOS Barra Mansa, Tenda Espírita Pai Cambinda, Aldeia de Umbanda Caboclo Sultão das Matas e Escola Municipal Quilombola de Santana Irmã Elizabeth Alves. O evento também conta inúmeros artistas e artesãos que até então, não tinham lugar para expor seus produtos e apresentar sua arte.

Do Samba da Jurema nasceu também o Juremeiros, grupo que começou sendo um encontro de amigos músicos em prol da causa e a partir do evento solidário, alçou outros voos logo após as primeiras edições. O evento serviu de palco para enaltecer o talento dos músicos que já atuavam no segmento há anos. O Juremeiros se transformou na primeira “orquestra” do samba no Sul Fluminense. Com menos de um ano de formação, eles receberam o Troféu Melhores do Ano como grupo revelação 2018, promovido pelo apresentador da Band, Taí Braz, e ganharam o troféu na categoria música, no II Prêmio Dandara e Zumbi dos Palmares. Ao todo, ao longo dos anos, somam mais de 200 mil pessoas em seus shows.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos