RESENDE
A Prefeitura de Resende, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Direitos Humanos e Turismo, promove uma extensa programação pela Semana da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira, dia 20. A programação começou nesta terça-feira, dia 19, com uma palestra com o tema “Letramento racional”, processo de educação e conscientização que visa a combater o racismo e a desigualdade racial. O evento, foi realizado no período da manhã, no Plenário da Câmara Municipal, no Centro Histórico.
De acordo com a coordenadora de Igualdade Racial de Resende, Sônia Maria de Freitas, é fundamental que o município promova essa programação para deixar em foco as demandas e a cultura preta. “As ações significam preservar a memória e a identidade de muitas gerações que fazem parte da história. Infelizmente, até hoje convivemos com o racismo e promover a cultura e a educação são passos importantes para conquistarmos dias melhores. Estas atividades trazem representatividade e a valorização das nossas origens. Convidamos todos a fazerem parte desse momento”, disse Sônia Maria.
O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, foi instituído como lei e faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. O Zumbi dos Palmares é considerado como um símbolo de resistência e luta dos escravos no contexto do Brasil colonial. Ele foi morto em 20 de novembro de 1695 após a descoberta do esconderijo onde ficava.
Programação
Nesta quarta-feira, dia 20, a festividade começa às 13 horas, com um cerimonial e a abertura da Exposição Casa Claudionor Rosa, na Rua Dr. Cunha Ferreira, 107, no Centro Histórico de Resende. Em seguida, haverá um dia de atividades no Parque Zumbi, na Avenida Kennedy, no Centro da cidade, quando o evento reserva espaço para um momento dos povos de terreiro. Depois, às 14h30min, haverá um desfile de beleza negra. A programação continua com apresentações da Associação Resendense de Capoeira, às 15h15minn e shows às 16 horas. O público ainda poderá desfrutar de uma apresentação de Zumba, às 17 horas, com Baile Black Charme encerrando o evento, às 18 horas.
Já na quinta-feira, dia 21, também no Parque Zumbi, haverá exposição artística, desfile da beleza preta e apresentação musical com Maria Fortunato. As atividades, neste dia, começam às 13 horas. Enquanto sexta-feira, dia 22, haverá uma exposição e exibição de filmes relacionados à agenda, no Espaço Z, no Centro da cidade, das 8h30mib às 20 horas. E encerrando o cronograma, no domingo, dia 24, quando acontece o 9º batizado e troca de graduações da capoeira no Espaço Z, às 9 horas.