RESENDE
Quem procura algum tratamento para deixar de fumar pode procurar ajuda no Programa Municipal de Combate ao Tabagismo que está com vagas abertas para pessoas buscam deixar o vício do cigarro. Para serem inseridos nos grupos, os interessados devem comparecer a qualquer unidade de saúde do município e fazer sua inscrição, fornecendo dados como nome completo e telefone. Outro meio de se inscrever é entrando em contato com a Academia da Saúde, pelo telefone 3383-1720, e solicitar a inclusão na lista. Com um número mínimo de 15 interessados, programa entrará em contato com os cadastrados para a abertura do grupo.
O programa, que estava desativado no início do ano passado e foi retomado pela atual gestão, beneficiou cerca de 120 pessoas em 2017.
De acordo com a coordenadora do programa, Alessandra Clume Ferreira, no primeiro semestre deste ano não foram montados os grupos de tratamento, já que o Governo Federal não enviou para o município os medicamentos necessários para os dependentes químicos. Mesmo assim, o programa foi desenvolvido nas escolas municipais Rompendo o Silêncio, na Alvorada, e no Ciep 342 Geraldo da Cunha Rodrigues, no São Caetano, além do Instituto São José Salesiano, no Jardim Jalisco, com atividades de orientação e conscientização dos estudantes sobre os malefícios causados pelo tabaco e a importância do tratamento para os já dependentes. As atividades contaram com a parceria do Programa Saúde nas Escolas (PSE) e da rede de Atenção Básica de Saúde.
Já no segundo semestre, com a volta do tratamento, afirma a coordenadora, “a expectativa é de que sejam formados grupos noturnos nas áreas rurais do município e também nos distritos de Engenheiro Passos, localizado cerca de 25 quilômetros do Centro da cidade, e Visconde de Mauá, na região serrana, cerca de 30 quilômetros do centro”.
A coordenadora lembra ainda que abandonar o cigarro pode trazer muitos benefícios para o cidadão, inclusive financeiros. “Existem muitos benefícios em abandonar o cigarro. O mais importante deles, sem dúvida, é a manutenção da saúde, com a diminuição do risco de doenças cardiovasculares, pulmonares e cânceres. Mas há também os benefícios financeiros, pois o tabagismo, além de desfalcar o orçamento familiar, ainda priva a família de momentos de lazer e diversão, por exemplo”, diz Alessandra, salientando que parar de fumar traz benefícios para todos. “Por isso, é tão importante buscar ajuda, vir até nós, fazer a inscrição e dar os primeiros passos para deixar este vício”, explica.
TRATAMENTO
Segundo a coordenadora, o procedimento nos grupos de tratamento se inicia com uma avaliação individual do grau de dependência do paciente. Em seguida, os integrantes são convidados a participar de rodas de conversa, onde trocam experiências e iniciam o tratamento em si, que pode contar com medicamentos ou o uso de adesivos de nicotina. Outra etapa importante é a manutenção do tratamento, que dura cerca de três meses.