MANGARATIBA
Planejamento, promoção e investimento no turismo da cidade. Essa é a proposta principal do ‘Inventário da Oferta Turística de Mangaratiba’, projeto que foi apresentado e entregue ao município nesta quarta-feira (13), em cerimônia realizada pela Secretaria de Turismo da Prefeitura de Mangaratiba, em parceria com o SEBRAE. A solenidade aconteceu no Centro de Convenções do Condomínio Condado Aldeia dos Reis, no Sahy. A ação catalogou empreendimentos turísticos, atrativos naturais e culturais do município com objetivo de impulsionar o setor.
Com a presença de agentes turísticos locais, do estado do Rio de Janeiro e de representantes das secretarias municipais, o documento foi apresentado pelo Consultor do SEBRAE, Flávio Gueiros. O especialista citou todas as etapas de elaboração do projeto, que foi executado pelo SEBRAE, em conjunto com as equipes da Secretaria Municipal de Turismo.
Através do inventário foram levantados dados e apontadas soluções para promover, principalmente, o planejamento estratégico, a promoção turística, o apoio ao investimento, e a capacitação para a melhoria de serviços prestados ao turista na cidade. Entre as demandas trabalhadas estão: rede de hotelaria, atrativos diversos, atividades econômicas, transportes, entre outros.
Balanço da gestão:
O secretário de Turismo e Cultura, Fernando Luís da Matta, celebrou a importância e a entrega do inventário. Ele ainda destacou os principais feitos da pasta nos últimos meses. São eles: a criação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR); a sanção da Lei nº 1484/23, que regulamenta o órgão e cria o Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR); além do Estabelecimento do Plano Municipal de Turismo (PLAMTUR) e da entrega do projeto ‘Mangaratiba Surpreendente’ – roteiro que tem como objetivo alavancar o turismo local, destacando as belezas naturais, a gastronomia, os atributos históricos e culturais, através dos empreendimentos locais, entre outros -.
Durante o evento ainda foram apresentadas três iniciativas desenvolvidas por diferentes pastas da gestão municipal, que ajudarão a impulsionar o setor turístico. A primeira foi o projeto de criação da ‘Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal da Ilha Verde’, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente. Em seguida, a Fundação Mário Peixoto mostrou detalhes da obra de revitalização do Museu Municipal de Mangaratiba, que já está nas etapas finais de construção. E por último, a Secretaria de Segurança apresentou como vai funcionar a Guarda Turística, grupamento bilíngue e diferenciado que deve atuar a partir de janeiro de 2025 nos pontos turísticos da cidade.
Participaram do evento o Secretário de Defesa Civil, Paulo Rogério Escarani, o Secretário de Agricultura e Pesca, Ricardo Gicquel, o Subsecretário de Meio Ambiente, Alan Vidal, a Superintendente do Museu de Mangaratiba, Juliana Pereira, o Corregedor da Guarda Municipal, Aurenível Oliveira, a Coordenadora do SEBRAE, Thaissa Araújo, e o representante regional do SEBRAE, Leonardo Higino.