ITATIAIA
Termina nesta sexta-feira, dia 8, a Chamada Escolar para o primeiro semestre de 2025. As vagas são destinadas para Educação Infantil, Pré-escola, Ensino fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) . Os responsáveis devem procurar a escola mais próxima de sua residência, sempre de segunda a sexta-feira.
De acordo com a Secretaria de Educação, as inscrições são realizadas na própria Unidade Escolar de interesse, no horário de 8 horas ao meio-dia e de 13 às 17 horas, além do horário noturno para escolas com modalidade da Educação de Jovens e Adultos.
A Secretaria de Educação destaca que para a Chamada Escolar das unidades de ensino que ofertam Educação Infantil / Creches segue a orientação da Resolução CME nº 01/2022, que regula a fila única da Educação Infantil e Creches. Para o ingresso na pré-escola, a criança deverá ter idade de quatro anos completos até o dia 31 de março de 2025 e, para o ingresso no primeiro ano do Ensino Fundamental, a criança deverá ter idade de seis anos completos até esta mesma data. Para o ingresso na EJA, o aluno precisa ter 15 anos completos até o início do ano letivo. “Vale ressaltar que para inscrição na chamada escolar o responsável legal do aluno menor de idade ou o próprio aluno maior de 18 anos deve entregar na unidade escolar a documentação necessária, bem como preencher a ficha de cadastro, recebendo o respectivo comprovante”, explica a secretária de Educação Márcia Sabadini.
Márcia ainda informa que as matrículas da Chamada Escolar e transferência ocorrerão no mês de janeiro de 2025 pelo responsável legal do aluno menor de idade ou próprio aluno maior de 18 anos, com as datas e procedimentos amplamente divulgados pela unidade escolar, apresentando a documentação pertinente.
Os documentos necessários para inscrição, além do preenchimento da ficha de cadastro, são cópias da certidão de nascimento ou casamento, do comprovante de residência do aluno e/ou responsável, da carteira de identidade do responsável legal e do aluno, do CPF do aluno e do responsável, do comprovante do Auxílio Brasil (caso o aluno seja beneficiário), do cartão do SUS e do cartão de vacina e declaração da escola de origem (para casos de transferência). “É necessário informar também o telefone, o endereço eletrônico, declarar se necessita de atendimento educacional especializado e uma foto 3×4 atual”, destaca a secretária de Educação.