>
241129 univs0001 crtst182 medicina a voz da cidade 970x150

Inscrições abertas para o “EncontroS Nacional do Maracatu” em Itatiaia

Por Cyntia Freitas
41.cf.res.cidades.inscrições abertas para o “encontros nacional do maracatu”.divulgaÇÃo
bnr am aniv resende 970x150

ITATIAIA

As inscrições para o projeto “EncontroS Nacional de Maracatu: uma vivência anual e itinerante” podem ser feitas até sexta-feira, dia 8. O projeto promove o intercâmbio através da cultura do Maracatu de Baque Virado, em Penedo, entre os dias 15 e 17. O evento tem o apoio das Secretarias de Educação e de Turismo de Itatiaia e vai acontecer no Colégio Municipal Dom Ottorino Zanon.

A expectativa é de reunir mais de 500 pessoas, com uma programação que inclui rodas de conversa, apresentações de grupos percussivos, atrações culturais regionais, oficinas artísticas e cortejo na cidade, com a presença de convidados de Recife (Pernambuco) e batuqueiros de diversos estados do país.


Segundo os organizadores, o “EncontroS” é uma vivência anual e itinerante sobre a cultura do Maracatu de Baque Virado que acontece sempre durante o feriado de Finados (dia 2 de novembro) em reverência a origem ancestral desse legado cultural. “EncontroS é plural. É a iniciativa de maracatuzeiros de várias partes do Brasil. Propõe-se vivências anuais com mestres e figuras da cultura popular de Pernambuco e com batuqueiros e brincantes do Maracatu de Baque Virado localidades. Em formato itinerante, busca interagir com as culturas locais de cada região, em parcerias de locais e movimentos de resistência negra, quilombolos e quilombos urbanos”, informa os organizadores. Eles destacam que o projeto “EncontroS” é formado por pessoas que compartilham algo em comum: a paixão pelo maracatu. “Este gênero percussivo, originário de Pernambuco, está espalhado pelo mundo e promove a união entre pessoas sem distinção. É a partir desta reflexão que nasce o projeto, com o desejo de integrar e agregar à todos aqueles que se motivam e reproduzem esta arte por todos os horizontes. EncontroS, assim mesmo: no plural, unirá indivíduos que se conectam através dessa manifestação cultural”, complementa.

A temática deste ano está voltada ao encontro do indígena e do negro nos tambores tradicionais, trazendo à tona a figura do Caboclo Arreamar, uma entidade ligada aos povos indígenas e personagem importante da corte que vem na frente de todo Maracatu Nação nos desfiles. O projeto já passou por diversas cidades do país, entre os estados de São Paulo, Rio Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraíba, e teve duas edições online durante a pandemia.

Para participação, acomodação e alimentação, as inscrições estão abertas através do link https://doity.com.br/encontros-de-maracatu–2024, também com opções de cotas menores para indígenas, negros e crianças. A programação é integralmente aberta aos moradores de Itatiaia e os contatos podem ser feitos pelo Whatsapp (24) 99904622.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos