>
a voz da cidade 970 x 150 px

Museu Multitemático de Barra Mansa pode ser inserido no Sistema Nacional

Local foi idealizado pelo médico e ex-vereador Francis Bullos e possui um acervo com mais de 30 mil peças

Por Carol Macedo
whatsapp image 2024 11 05 at 17.33.56 (1)
bnr am aniv resende 970x150

BARRA MANSA

Com um acervo que reúne mais de 30 mil peças que resumem a história regional, nacional e internacional, e perto de completar 25 anos, o Museu Multitemático de Barra Mansa, idealizado pelo médico e ex-vereador Francis Bullos, pode alcançar novos passos e ser inserido no Sistema Nacional do Museu. Uma medida, que segundo o médico, viabilizará um planejamento para aumento do fluxo de visitantes, já que a mudança exigiria a expansão da estrutura do local, a construção de uma cantina e uma loja de conveniência – que são exigência do sistema- além da contratação de novos funcionários.

Atualmente as visitas ao local, que fica no bairro Santa Rosa, não são abertas ao público e funcionam por meio de agendamentos.

“O próximo projeto para o museu seria inserção no Sistema Nacional do Museu, que exige a área de loja e a área de cantina também, e isso já tenho um local próprio para fazer. Uma vez inserido dentro do Sistema Nacional do Museu, eu não quero buscar verba pública, mas uma taxa de manutenção será cobrada de cada indivíduo que vier visitar porque a gente tem que fazer a manutenção e isso demanda dinheiro”, esclareceu o idealizador, ao acrescentar que as explicações sobre as peças foram  incluídas nas paredes do local para que os visitantes consigam entender o significado de cada uma sem a necessidade da apresentação.


a 40 cf cidades museu multitemático de barra mansa pode ser inserido no sistema nacional do museu roze martins

De acordo com Francis, que começou a colecionar as peças aos dez anos de idade, a criação do museu foi a forma encontrada para ele direcionar todos os itens históricos que reuniu ao longo de décadas. No local, os visitantes podem encontrar  itens de pinacoteca, porcelana, cristais, arte oriental, arte pré-colombiana, arte africana, arte sacra, gemologia (a parte de ciências naturais), moedas, filateria, antiguidade clássica, arte popular e africana, museu do som com mais de 800 títulos e uma biblioteca toda catalogada com aproximadamente 31 mil publicações, além de outras peças com relevância histórica e social.

“Para mim o museu representa não o final, mas o princípio de uma situação em que eu me vejo procurando apresentar e estabelecer para as crianças que venham a locais como esse não só em Barra Mansa, mas em outros municípios. Para que elas tenham um novo modo de pensar, que tenham um pensamento diversificado. O nosso museu não é um museu de grande capital, mas o acervo compete com as grandes capitais. Nós temos aqui 15 pintores que estão nos principais salões como o Museu de Arte de São Paulo e isso para a Barra Mansa, para o Sul do Estado, agora é um show. Não quero apoio governamental, mas do Poder Público eu só quero que eles conscientizem as crianças de que em Barra Mansa existe um museu que é mais perto do que o Rio de Janeiro e que a gente tem muito mais coisa do que os museus da capital”, finalizou.

O Museu Multitemático de Barra Mansa estará aberto inicialmente, todas as terças e sextas feiras a partir das 13 horas até as 18 horas, atendendo a grupos de, no mínimo, dez pessoas. O endereço é na Rua Dário Junqueira de Andrade 36, no Alto Cristo Redentor, Santa Rosa, Barra Mansa. Informações e agendamentos através do telefone (24) 98824-9858.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos