RESENDE
O bairro Paraíso poderá ser contemplado com um Centro Integrado de Atendimento ao Diabético (CIAD). O presidente da Câmara Municipal, o vereador Sandro Ritton (PP) solicitou a Prefeitura de Resende a implantação do CIAD no bairro. O pedido de estudo de viabilidade foi aprovado pelo Plenário por unanimidade e foi oficializado ao prefeito Diogo Balieiro Diniz (PL).
Vale destacar que o CIAD funciona desde 2012 em um imóvel na Rua Pandiá Calógeras, no bairro Jardim Jalisco, atende os casos mais graves de Diabetes tipo 1. O serviço possui uma multiprofissional que trabalha na unidade conta com médico endocrinologista, cirurgião vascular, cardiologista, nutricionista, enfermeira, assistente social e psicóloga. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Segundo Sandro, a proposta de implementar um Centro Integrado de Atendimento ao Diabético no Paraíso visa evitar o deslocamento dos moradores até o bairro Jardim Jalisco, pois é o único local em Resende a ter um CIAD. “Devido à distância, muitos moradores deixam de ir para as consultas no Centro Integrado de Atendimento ao Diabético por conta da distância. A implantação de um Centro de Atendimento é uma iniciativa de grande relevância para a saúde pública do município, especialmente diante do crescente número de pessoas afetadas pela diabetes”, argumenta o vereador.
CAPS NA REGIÃO DO PARAÍSO
O vereador Sandro Ritton também pediu ao Poder Executivo a criação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) na Região do bairro Paraíso. Ao justificar a instalação, o parlamentar lembrou que o objetivo do CAPs é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. “Com uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial na Região do Grande Paraíso, a população terá mais fácil acesso aos atendimentos oferecidos”, disse Ritton.