PORTO REAL
Nesta terça-feira, dia 5, Porto Real, conhecida como uma das primeiras colônias italianas do Brasil, figurando como grande potência industrial desde os tempos da usina açucareira, até a chegada da Guardian, seguida do polo automobilístico industrial, celebra o seu 29º aniversário de emancipação político-administrativa.
Reeleito para seu segundo mandato no município, o prefeito Alexandre Serfiotis realizou um balanço das ações realizadas por sua gestão no último ano. Dentre elas, incluem as obras de ampliação e reforma do Hospital Municipal São Francisco de Assis; a primeira escola municipal em tempo integral; o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Sul Fluminense (Anos Iniciais) e 4º lugar anos finais; construção de três novas creches e o investimento bilionário da Stellantis na fábrica do município. “Se tem algo que na minha experiência como médico e secretário de Saúde, verifiquei assim que assumi como prefeito da cidade, em 2021, foi a necessidade de melhorias urgentes no Hospital Municipal São Francisco de Assis. Inaugurado na gestão do meu pai, Jorge Serfiotis, em 2011, a unidade de saúde desde então não havia recebido mais investimentos significativos desde então. Com isso, fizemos todo um planejamento estratégico, e, depois de entregar a primeira etapa das obras de ampliação e reforma geral, em julho deste ano, que contemplou as novas instalações dos setores: Enfermaria, CTI, Maternidade e Centro Cirúrgico. A Clínica Médica passou de 28 para 34 leitos e ainda, isolamento. Nossa Maternidade, que antes tinha oito, passou a ter 13 leitos. O CTI tem visão de 360º dos pacientes e passou de seis para dez leitos. O Centro Cirúrgico voltou a promover a realização de cirurgias. Já realizamos 130 procedimentos até o mês de outubro na unidade”, explicou o prefeito, que ainda falou sobre a segunda e a terceira etapa das obras. “Estamos na fase final da segunda etapa das obras do Hospital. Temos uma nova fachada; trocamos o piso anterior por vinílico nas áreas de atendimento e o ar-condicionado central; colocamos porcelanato de alta resistência nas áreas de circulação e realizamos pintura; reparo geral; assim como melhorias na parte elétrica. E em breve daremos início à terceira fase com a reforma do Centro de Diagnóstico e a ampliação do Complexo de Saúde que vai reunir, a Casa da Mulher, o Centro de Reabilitação e o Hospital dos Olhos. A saúde de Porto Real sempre teve destaque no Estado do Rio de Janeiro. Tanto é que já conquistamos prêmios como 1º lugar em saúde e também na área odontológica. Estamos trabalhando em prol da população para que possamos voltar a ser referência e, com isso, nosso povo só tem a ganhar”, enfatizou.
Serfiotis destacou que este ano começou com boas notícias também na área da educação. “Estamos sempre em constantes investimentos na educação, pois queremos preparar nossa cidade para as gerações futuras. Porto Real está crescendo e a cada dia que passa verificamos as necessidades que envolvem o desenvolvimento de um município. Prova da nossa preocupação é que em Bulhões, foi implantada a nossa primeira escola municipal em tempo integral na Marina Graciani Fontanezzi. Os estudantes contam com novas disciplinas, além de atividades extracurriculares, voltadas para o desenvolvimento profissional e estímulo ao empreendedorismo”, contou Alexandre. Outro destaque na área de educação foi que, com uma nota de 6,3 nos Anos Iniciais, além da primeira colocação no Ideb no Sul Fluminense, Porto Real superou as médias nacional (5,7) e estadual (5,5), destacando-se também em 7º lugar no Estado do Rio de Janeiro. “Ainda estamos construindo três novas creches no município: Bulhões, Village e Bela Vista, sendo que a última tem previsão de entrega ainda este ano”, disse o prefeito.
Alexandre destaca que outra questão importante é o investimento realizado pela Stellantis no município. “Estamos vivenciando um momento de grande importância para Porto Real que é o segundo maior polo automotivo da América Latina. A construção da fábrica também aconteceu na gestão Jorge Serfiotis. Estabelecemos também em nosso governo uma boa relação entre a prefeitura e a fábrica, que agora realizou a retomada dos investimentos, com um aporte na casa de quase R$5,5 bilhões”, relatou o prefeito. Ele também falou sobre uma futura parceria que promete movimentar a formação profissional e a empregabilidade. “No próximo ano, damos início a nossa primeira escola técnica, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Porto Real, a Stellantis e o Sistema Firjan. Temos a certeza de que com muita responsabilidade e planejamento, vamos melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população, ofertando mais saúde, educação e aquecendo nossa economia, gerando emprego e renda e nos colocando novamente na rota do desenvolvimento”, finalizou Alexandre Serfiotis.