QUATIS
A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) com o apoio da Prefeitura de Quatis promove nesta segunda-feira, dia 4, uma Ação Cívico-social (Aciso), no município. O evento acontece até às 15 horas, no Parque da Cidade e na Unidade de Saúde da Família (ESF) IV Conselheira Neuza Pacheco, no bairro Jardim Polastri. A atividade é uma iniciativa da Academia com o objetivo de oferecer auxílio e assistência às comunidades, em parcerias com prefeituras e outras instituições. Durante a ação, também haverá apresentação da Banda Sinfônica da Aman, que acontece no Parque da Cidade. A entrada é gratuita.
A ação conta com atendimentos médicos e outros serviços em saúde. Na unidade, a população poderá contar com atendimento pediátrico, odontológico e em clínica-geral, através de livre demanda. Além disso, também haverá consultas com médico ortopedista, após agendamento prévio nas unidades de saúde do município.
Além dos militares da Aman, o atendimento contará com o apoio do Posto de Saúde do Batalhão Agulhas Negras (BAN) e do Hospital Militar de Resende, além de alunos da Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEX). “O Aciso é um conjunto de ações de caráter programado de assistência e auxílio a comunidades, desenvolvendo o espírito cívico e comunitário dos cidadãos, bem como propicia uma maior integração entre o Exército Brasileiro e a população dos dois municípios”, informa a Seção de Comunicação da Academia.
MANOBRA ESCOLAR
A Ação Cívico-Social faz parte da tradicional Manobra Escolar da Aman que acontece até a sexta-feira, dia 8, nos municípios de Resende, Porto Real, Quatis e Barra Mansa.
O exercício tem o objetivo de proporcionar aos cadetes a vivência de uma missão contextualizada em situações-problema. O exercício no terreno reunirá mais de dois mil militares da Aman e do Batalhão de Comando e Serviços (BCSv) estarão participando da Manobra Escolar. A atividade também contará com mais de 300 viaturas e seis aeronaves e do apoio logístico e operacional de 50 diferentes Organizações Militares do Exército Brasileiro. O “Manobrão” acontece no Campo de Instrução da Aman e em áreas urbanas e rurais de Resende, Porto Real, Quatis, e Rialto, distrito de Barra Mansa.
Contando com o apoio de mais de 50 organizações militares, o “Manobrão” possibilita aos cadetes o aprimoramento da liderança das pequenas frações, até o nível subunidade, pois oportuniza que eles sejam integrados ao conceito operacional do Exército Brasileiro, a fim de obter e manter resultados decisivos nas operações no amplo espectro dos conflitos. “A atividade simula um contexto de conflito armado convencional, em que serão aplicados, de maneira interdisciplinar e integrada, os conhecimentos adquiridos pelos Cadetes das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, do Quadro de Material Bélico e do Serviço de Intendência ao longo de sua formação”, informa a Seção de Comunicação da Aman.