>
a voz da cidade 970 x 150 px

Ônibus Lilás volta a circular no estado renovado para atender as mulheres no interior

Unidade da Secretaria de Estado da Mulher esteve em Paraty nesta quinta-feira, dia 31

Por Roze Martins
ônibus lilás
bnr am aniv resende 970x150

PARATY/ESTADO DO RIO

O Ônibus Lilás voltou a circular no estado do Rio de Janeiro completamente reformado e com nova identidade visual, levando atendimento humanizado e acolhedor a todas as mulheres fluminenses, mesmo as que vivem nas áreas mais remotas.

Agora sob a gestão da Secretaria de Estado da Mulher, a unidade móvel de atendimento à mulher teve como primeiro destino, nesta quinta-feira, dia 31, Paraty, na Costa Verde, onde a pouco mais de 20 quilômetros do centro histórico, existe o Quilombo do Campinho da Independência. Das 10h às 16h, foram atendidas 400 mulheres.

“O serviço é voltado especialmente para mulheres indígenas, quilombolas, ribeirinhas e residentes em áreas afastadas das zonas urbanas. Estamos trabalhando, em parceria com Fundação Leão XIII, Defensoria Pública e prefeituras para levar acolhimento e atendimento a todas as mulheres fluminenses” disse a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.

Entre os serviços oferecidos incluem acolhimento e orientação jurídica, psicológica e social, com a Secretaria de Estado da Mulher; isenção de taxas e emissão de documentos, com a Fundação Leão XIII; atendimento jurídico, com a Defensoria Pública; acesso a políticas socioassistenciais e de saúde, como exames de Papanicolau e mamografia, com apoio da prefeitura; serviços de cuidado, como limpeza de pele e massagem, em parceria com prestadores locais.

A dona de casa Raquel Ferreira, de 25 anos, esteve na ação buscando atendimento da Defensoria Pública para a obtenção de um remédio de alto custo para a filha Estela, uma criança com deficiência.

“Vim aqui em busca do atendimento da Defensoria Pública e também pude compartilhar minha história com a Secretaria de Estado da Mulher. Eu sofria com depressão e consegui ressignificar a minha dor com a chegada da Estela, que é a estrela que me guia”, disse Raquel.


A esteticista Simone (nome fictício) passou por uma situação de violência doméstica e, após se recuperar das marcas físicas e emocionais, hoje busca ajudar outras mulheres. No evento, ela fez o trabalho de limpeza de pele.

“Fui socorrida quando precisei e, há quase três anos, sou acompanhada. Agora, busco ajudar outras mulheres com meu trabalho”, destacou ela.

Ônibus Lilás

Criado em 2011, durante a IV Marcha das Margaridas, o Ônibus Lilás é um equipamento de cogestão entre Secretaria de Estado da Mulher e Governo Federal. No estado do Rio, o equipamento tem o apoio da Fundação Leão XIII, para as questões que envolvem documentação, da Faetec, da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e das prefeituras por onde o ônibus passa.

Uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública, oferece atendimento, permitindo assim a interação efetiva dos diversos serviços, a orientação adequada e humanizada.

O atendimento é acolhedor e individualizado, de acordo com as necessidades de cada mulher. Profissionais de psicologia e assistência social estarão presentes para oferecer apoio emocional e suporte psicossocial às mulheres. Uma profissional especializada em Direito estará disponível para fornecer orientação jurídica, informando as mulheres sobre seus direitos, medidas protetivas e auxiliando no encaminhamento para serviços jurídicos especializados

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos