RESENDE
O distrito de Engenheiro Passos, localizado a cerca de 30 quilômetros do Centro da cidade, poderá ter um Centro de Atendimento ao Diabético (CAD). A proposta do vereador Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos (Podemos) é de que o CAD seja implantado no Centro de Especialidades Clínicas (CED). O pedido de estudo de viabilidade do vereador foi aprovado, por unanimidade pelo Plenário, e oficializada ao prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Segundo Reginaldo, até o momento, a rede pública de Saúde do município conta com apenas um Centro de Atendimento ao Diabético, localizado na área central da cidade. “É uma iniciativa de grande relevância para o município, uma vez que vai contribuir para a redução das complicações causadas pela doença e do número de internações hospitalares”, argumenta o parlamentar. Ele explica que a medida é de fácil implantação, pois o município já dispõe de estruturas que podem ser reaproveitadas ou adaptadas para esse fim, reduzindo custos e otimizando recursos já existentes.
O vereador propõe que o Centro de Atendimento ao Diabético atue de forma integrada, oferecendo atendimento especializado com endocrinologistas, nutricionistas e apoio psicológico, a partir de encaminhamentos feitos por clínicos gerais da rede pública de Saúde. “Também é importante que o espaço promova eventos educativos sobre o tema, voltado tanto para pacientes quanto para seus familiares, de forma a orientar sobre os cuidados diários necessários, desde a alimentação até o controle da glicemia”, sugere Reginaldo.
QUASE 10% DA POPULAÇÃO TEM DIABETES
Levantamento feito pelo Ministério da Saúde aponta o aumento do número de pessoas afetadas pela diabetes no país nos últimos anos.
De acordo com esses dados, em 2021, 9,1% da população brasileira era afetada pela doença, contra os 10,2% de diabéticos identificados em 2023.