A Comissão do Esporte aprovou nesta quarta-feira, 30, a proposta de alteração na Lei de Incentivo ao Esporte, de 2006. O projeto de lei 3223, do deputado federal Luiz Lima, estende a vigência da Lei de Incentivo ao Esporte até 2030, visando ampliar os benefícios dessa política pública, essencial para promover o esporte educacional, de participação e de alto rendimento no Brasil.
A Lei de Incentivo ao Esporte, que estava prevista para expirar em 2027, tem sido fundamental para viabilizar projetos esportivos em todo o país. Relator do projeto, Luiz Lima, ex-nadador olímpico e professor de educação física, defendeu a prorrogação da lei, destacando os impactos positivos que ela trouxe para crianças e jovens em diversas regiões e comunidades.
“Prorrogar essa lei é um passo essencial para garantir que mais pessoas tenham acesso ao esporte, contribuindo para a formação de cidadãos saudáveis, ativos e com mais oportunidades,” destacou o deputado, que é um defensor e incentivador dessa pauta. Em seu mandato, ele se dedica amplamente à fiscalização, controle e destinação de emendas, além de atuar legislativamente com foco no bem-estar e na saúde da população, promovendo a inclusão do esporte na rotina das pessoas.
Com a aprovação do projeto de lei 3223, existe a ideia de que novas iniciativas esportivas sejam impulsionadas, promovendo inclusão social e contribuindo para o desenvolvimento integral dos jovens.