RESENDE
O prefeito eleito de Resende, Tande Vieira, acompanhado do atual prefeito, Diogo Balieiro, visitou as obras da segunda fase do Hospital de Olhos, inaugurado em abril deste ano como a primeira unidade do tipo na região Sul Fluminense. Nesta nova fase, está em construção um centro cirúrgico, o que permitirá ao hospital realizar cerca de 400 cirurgias por mês, incluindo procedimentos para tratar pterígio, catarata, glaucoma e retina.
“Este hospital representa um marco para o nosso município. É mais uma conquista fruto da parceria entre a Prefeitura de Resende e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, que está deixando um grande legado para a população. A unidade oferece serviços de pequena, média e alta complexidade em oftalmologia pelo SUS, ampliando atendimentos, reduzindo as filas e facilitando o diagnóstico para nossos pacientes”, declarou Tande Vieira.
Desde 2023, Resende vem ampliando os serviços de oftalmologia pelo SUS, oferecendo procedimentos como tomografia de coerência óptica, consultas de glaucoma, ultrassonografia ocular, além de cirurgias de catarata e retina. Recentemente, a cidade realizou sua primeira cirurgia de retina pelo SUS, sendo pioneira na região Sul Fluminense.
Atualmente, essas cirurgias são realizadas na Santa Casa de Resende por uma equipe composta por quatro profissionais: um cirurgião de retina, dois oftalmologistas auxiliares e um anestesista. Os procedimentos são realizados semanalmente em pacientes atendidos e encaminhados pelo SUS.
“É um orgulho sermos a primeira cidade do Sul Fluminense a realizar cirurgias de retina. Isso demonstra o avanço dos serviços de saúde que estamos oferecendo. Com a conclusão das obras do centro cirúrgico do Hospital de Olhos, todos os procedimentos oftalmológicos serão direcionados para lá”, acrescentou Tande.