BARRA MANSA
Faltando pouco menos de um mês, a Black Friday está chegando e os consumidores estão se preparando para aproveitar as ofertas. No entanto, além das oportunidades de economia, também surgem riscos de golpes e fraudes. Para evitar problemas, é fundamental estar atento e tomar precauções.
Segundo pesquisa realizada pela Wake em parceria com a Opinion Box, divulgada pela CNDL, neste ano mais de 66% dos brasileiros estão se planejando para aproveitar as ofertas. Além disso, o levantamento aponta que mais de 30% dos consumidores começaram a acompanhar os preços dos produtos já em julho, um sinal de que o público está cada vez mais atento e preparado para aproveitar as melhores oportunidades durante o evento.
De acordo com o gerente do Procon de Barra Mansa, Felipe Goulart, para os consumidores que já sabem os itens que querem comprar, a dica essencial é a pesquisa. “É preciso sempre ficar de olho, acompanhar os preços através de sites de busca. Lembrar que promoções absurdas não existem, por exemplo, um produto que custa R$ 6 mil, não vai baixar para R$ 1 mil. Estaremos sempre a disposição para qualquer ajuda”, diz Felipe. O Procon fica na prefeitura e atende também pelos telefones 3029-9364/3029-9368/3029-9363.
Outra dica fundamental é verificar a autenticidade dos sites e lojas antes de realizar qualquer compra. Procure por selos de confiança, como o ‘https’ no endereço do site, e leia as avaliações de outros consumidores.
Outra medida importante é proteger suas informações pessoais e financeiras. Não forneça dados sensíveis, como senha e número do cartão de crédito, em sites ou e-mails suspeitos. Além disso, tenha cuidado com ofertas extremamente vantajosas. Verifique também as políticas de devolução e troca das lojas antes de realizar uma compra. Em caso de suspeita de fraude, não hesite em contatar o banco ou a administradora do seu cartão de crédito.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa (CDL-BM), Gleidson Gomes, destaca que para o varejo, a Black Friday não é apenas uma data de promoções, mas uma oportunidade de fortalecer a presença na mídia e alcançar novos públicos. “A Black Friday tem sido, para muitos setores, uma virada de chave para o nosso comércio. Muitas lojas aproveitam a data para liberar estoques e se preparar para o Natal. Além de aumentar significativamente as vendas, percebemos um crescimento na visibilidade das empresas pois é um tipo de campanha que chama atenção do consumidor e muitos clientes acabam voltando após a promoção imperdível. É, sem dúvida, uma oportunidade de impulsionar o faturamento e fortalecer a confiança dos clientes”, afirma.
Para garantir uma Black Friday segura, também é recomendável utilizar métodos de pagamento seguros, como o pagamento online com cartão de crédito ou débito, e evitar o pagamento em dinheiro ou depósito bancário. Além disso, mantenha seu software antivírus atualizado e utilize uma conexão segura à internet.