RESENDE
Parte do comércio do bairro Paraíso, localizado na entrada de Resende, fechou as portas nesta quinta-feira, dia 24. A ordem teria partido de traficantes da localidade devido a morte de um dos líderes do tráfico, Denilson Benaque Cortart, mais conhecido como Carvoeiro. Segundo a Polícia Militar, ele estava preso no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde morreu. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) confirmou, por meio de nota oficial, que Carvoeiro sofreu mal súbito.
No período da manhã, assim quando foram recebendo as informações, vários comerciantes começaram a fechar as portas. Muitos deles usaram as redes sociais para informar que não iriam funcionar neste dia. “Atenção alunos, estaremos encerrando nossas atividades por hoje, por motivos de força maior”, informava um proprietário de uma Academia sem dar maiores detalhes do fechamento.
A equipe de reportagem entrou em contato com alguns comerciantes, via telefone, que confirmaram o fechamento. “Ouvimos falar da ordem para fechar as lojas e não como vimos outros comércios fechando, não esperamos muito e também baixamos as portas. Não vou esperar pra ver”, disse um comerciante que pediu para não ser identificado.
As ruas também ficaram sem muita movimentação no período da manhã. “Acho que com toda esta notícia aí as pessoas também desistiram de sair”, comentou um aposentado.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) confirmou, por meio de nota oficial, que Denilson Benaque Cortart, veio a óbito, na quinta-feira, após ter sido acometido por um mal súbito. “Após seus companheiros de cela alertarem aos policiais penais que o preso estava passando mal, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e se dirigiu imediatamente ao seu socorro, porém ao chegar ao local já o encontrou sem vida”, informa a nota.
REFORÇO NO POLICIAMENTO NO BAIRRO
A comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar, a tenente-coronel, Sabrina dos Santos Abreu da Silva, ordenou o reforço do policiamento no bairro. “Alguns comerciantes não abriram os comércios, mas o policiamento foi reforçado, estamos com o serviço reservado, comboios de viaturas, baseamentos no bairro Paraíso. Nossos policiais estão conversando com os proprietários garantindo a segurança”, disse a comandante.
Por meio de nota oficial, a Secretaria de Estado de Polícia Militar confirmou o reforço no policiamento e também informou que o policiamento foi reforçado na região e que não há nenhum indício de ataques criminosos aos comércios locais.
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Resende informou no período da tarde que as aulas estão sendo realizadas normalmente nas unidades de ensino do bairro.