>
uss ead banner

Queda de energia: Setor do aço contabiliza R$ 7 milhões de prejuízo em 2024

Por Carol Macedo
whatsapp image 2024 10 23 at 18.22.16
bnr am aniv barra mansa 970x150

SUL FLUMINENSE

Empresas do setor metalmecânico do Sul Fluminense estão contabilizando sucessivos prejuízos causados pelos frequentes problemas de interrupção no fornecimento de energia elétrica na região. De acordo com a Aproaço – Associação dos Processadores de Aço do Estado do Rio de Janeiro, a estimativa é que somente em 2024, mais de R$ 7 milhões já foram gastos pelas indústrias para recuperar equipamentos, conserto de motores, além das perdas de matéria prima com as quedas de energia e subtensão no serviço prestado pela concessionária, Light.

Segundo o secretário executivo da Aproaço, Haroldo Filho, o atual cenário e as incertezas sobre a melhoria do serviço prestado pela Light a médio prazo estão freando o crescimento do setor, que já começa a avaliar demissões e até mesmo a mudança para outros estados, devido a uma falta de resposta objetiva da concessionária. “Não estamos falando de um problema que começou em 2024. Mas a persistência do problema, ano após ano, aliada a falta de interesse da Light em resolver tem gerando grande impacto negativo no dia a dia das empresas, principalmente com a queima dos motores que possuem um custo muito elevado para ser recuperado. Muitas indústrias já pausaram seus projetos de ampliação da operação devido a essa questão, que se agravou neste ano. A falta de diálogo e de uma solução está colocando em risco a permanência de dezenas de empresas no estado e a perda de milhares de empregos devido a essa ineficiência elétrica”, explicou Haroldo Filho.


Ação Coletiva contra a Light

Ainda segundo o secretário executivo da Aproaço, o setor jurídico da associação está trabalhando para ingressar com uma ação coletiva na justiça para reaver os prejuízos causados ao setor. “As empresas estão emitindo relatórios, especificando os dias, horários e tempo de duração de cada episódio de interrupção de energia ou subtensão. Infelizmente, o silêncio da concessionária e o fracasso nas tentativas de uma reunião para entender o cenário e previsão de melhoria na prestação do serviço, nos leva ao último caminho possível”, finalizou Haroldo Filho.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos