BARRA MANSA
O deputado estadual Jari Oliveira (PSB) encaminhou ao Governo do Estado do Rio de Janeiro a proposta de implantar um Batalhão de Polícia Militar em Barra Mansa. A Indicação 3912/2024, encaminhada ao secretário de Estado de Polícia Militar, destaca a extensão territorial do município, sua localização estratégica na região, a população e a dinâmica econômica significativa. Esses fatores sustentam a demanda por medidas que visem aumentar a efetividade das ações de segurança pública na área.
Atualmente, os policiais militares que atuam em Barra Manda são do 28º Batalhão de Polícia Militar, de Volta Redonda. “Barra Mansa cresceu muito nos últimos anos, têm um comércio pujante, além de uma grande extensão territorial. Acreditamos que com um batalhão exclusivo na cidade, a Polícia Militar poderá atuar com ainda mais eficiência no município”, completou Jari, pontuando que essa demanda veio por parte dos moradores da cidade durante uma de suas visitas.
De acordo com informações do Instituto de Segurança Pública (ISP), Barra Mansa registrou 80 casos de Letalidade Violenta em 2023, que incluem homicídios dolosos, lesões corporais seguidas de morte e mortes resultantes da intervenção de agentes do Estado. Além disso, autoridades locais expressaram preocupação com a migração de criminosos de outras cidades para Barra Mansa. “Barra Mansa, juntamente com Volta Redonda, exerce influência direta sobre grande parte da região do Médio Paraíba, atraindo, por sua estrutura e desenvolvimento, consumidores, trabalhadores e estudantes de diversos municípios vizinhos”, complementou.
O município de Barra Mansa possui cerca de 170 mil habitantes, conforme o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2022, e abrange uma extensão territorial de 547 quilômetros quadrados.
O parlamentar destacou também a localização estratégica de Barra Mansa no eixo que liga Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. A cidade é atravessada pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116), pela BR-393 (Rodovia Lúcio Meira) e pela BR-040 (Rio-Belo Horizonte), além de contar com a RJ-155, que facilita o acesso a Rio Claro e aos municípios litorâneos, como Angra dos Reis e Paraty.