BARRA MANSA
Nesta segunda-feira, dia 21, o advogado Hércules Anton, de 59 anos, que já foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Barra Mansa e que era dono de um escritório de advocacia na cidade, foi baleado e morto no bairro Santa Rosa. Segundo informações, ele levou seis tiros nas proximidades de uma escola, quando retornava para o seu veículo. Equipes de resgate estiveram no local. Inicialmente, foi informado que ele foi levado para um hospital particular, mas ele foi encaminhado para a Santa Casa, em estado grave, onde morreu no pronto socorro.
O fato causou pânico em quem passava ou tentou passar pelo bairro. Segundo testemunhas, ele havia acabado de deixar o neto na escola. A criança já estava na instituição, não presenciou o fato, ocorrido quando a vítima já estava perto de entrar no carro.
Equipes do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM) estiveram no local do ataque, confirmando que a vítima foi atingida por dois tiros no pescoço e quatro no peito. Disse ainda que, segundo testemunhas, um homem se aproximou de Hércules andando e efetuou os disparos. Que em seguida, ele entrou em um veículo branco, que lhe dava cobertura, fugindo em alta velocidade por destino ignorado.
O caso será registrado na 90ª Delegacia de Polícia (DP), onde autoria e motivação serão apuradas.
Até o momento, a família aguarda remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Três Poços, em Volta Redonda. O local do enterro e sepultamento ainda não foram confirmados.
Hércules era casado, pai de dois filhos, também advogados, e tinha um neto. Além de ser ex-presidente da OAB de Barra Mansa, atualmente ocupava o cargo de conselheiro na OAB estadual e era candidato a secretário adjunto na Seccional do Estado do Rio de Janeiro.
O A VOZ DA CIDADE acompanha o caso e trará mais informações a qualquer momento.
NOTA DE PESAR
A OAB de Barra Mansa postou uma nota de pesar pela morte do advogado Hércules Anton. Disse: “A OAB se solidariza e se compromete a envidar todos os esforços no sentido de apurar o lastimável fato ocorrido com o ex-presidente da Subseção Barra Mansa e atual Conselheiro Seccional”, postou em uma rede social, completando: “Lamentamos a perda e nos solidarizamos com a família neste momento”.
A OAB do Rio de Janeiro também se manifestou. “Hércules era figura querida, liderança legitimada pela escolha de seus pares para quatro mandatos no comando da subseção – de 1998 a 2009”, disse.
O presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, informou que já enviou ofício à Secretaria Estadual de Segurança Pública e à Polícia Civil exigindo a apuração imediata dos fatos. “Vamos acompanhar de perto as investigações, e o que esperamos das autoridades competentes no momento é uma resolução célere e a responsabilização dos culpados por este crime bárbaro”.
A vice-presidente da Ordem, Ana Tereza Basílio, prestou solidariedade à família e aos amigos de Anton e defendeu a união da advocacia. “Estamos todos chocados com mais este caso de violência inaceitável. Precisamos estar juntos, exigir mais segurança e, neste momento de dor, dar todo o apoio à família de Hércules”.
A OABRJ se solidariza com os familiares e amigos do colega e declara luto oficial de três dias.
O prefeito eleito para o próximo ano, em Barra Mansa, Luiz Furlani (PL), também se manifestou sobre o ocorrido. Disse que: “Dr. Hércules foi um grande advogado e por anos foi presidente da OAB de Barra Mansa. […] Foi cruelmente assassinado (baleado) em frente à uma escola infantil no bairro Santa Rosa. Estou acompanhando o trabalho das autoridades competentes para elucidar os fatos e identificar os criminosos para que a justiça seja feita. Neste momento de dor, expresso minha solidariedade, meus sentimentos e meus pesames a toda a sua família”.