>
a voz da cidade 970 x 150 px

Vacina contra HPV é uma grande aliada na prevenção ao câncer de colo de útero

Em Barra Mansa, o imunizante foi aplicado em 1.010 meninos e 803 meninas, um total de 1.813, nos últimos dez meses, de acordo com registro da Secretaria de Saúde

Por Roze Martins
b.cf.37.cidades.vacina contra hpv é uma grande aliada na prevenção ao câncer de colo de útero arquivo vc
bnr am aniv barra mansa 970x150

BARRA MANSA

Para prevenção e controle do câncer do colo do útero, que é uma das abordagens da Campanha Outubro Rosa, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um acompanhamento integral, com ações ao longo da vida e enfoque multidisciplinar. No entanto, a prevenção primária é a vacinação contra o HPV em meninas e meninos com idades entre nove e 19 anos, antes de se tornarem sexualmente ativas. Em Barra Mansa, diversas ações são realizadas como forma de chamar a atenção da população sobre a importância da vacina, mas, ainda assim, a adesão desse público-alvo se mantém baixa.

Na cidade, o imunizante foi aplicado em 1.010 meninos e 803 meninas, um total de 1.813, nos últimos dez meses, de acordo com registro da Secretaria de Saúde. Conforme detalha a coordenadora de Atenção em Saúde, Juliana dos Santos Russi, a vacina contra o HPV é uma das formas mais eficazes de prevenção à infecção pelo papilomavírus humano e ao câncer de colo de útero e, atualmente, está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo administrada em dose única para a população entre 9 e 19 anos.

Além disso, segundo ela, a administração da vacina contra o HPV pode ser estendida até os 45 anos para pacientes que apresentem solicitação médica, desde que sigam as indicações do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE). Nesses casos, mulheres em tratamento oncológico têm direito ao imunizante, sendo administradas três doses.


“Apesar da ampliação da faixa etária-alvo e da disponibilidade das vacinas nas UBSs e PSFs, a cobertura vacinal contra o HPV tem se mantido em níveis baixos, especialmente nos últimos meses de 2024, o que afeta diretamente a prevenção de doenças graves. A definição da faixa etária para a vacinação visa proteger meninos e meninas antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus. O imunizante pe importante para adolescentes porque é a forma mais eficaz de prevenção contra a doença. A vacina estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos que evitam a infecção pelos tipos mais prevalentes do vírus”, explicou a coordenadora, ao acrescentar que no município a procura maior é por parte dos meninos.

Para reforçar a importância da vacina, no sábado, dia 19, a Secretaria de Saúde fará uma Campanha de Vacina HPV na Praça da Matriz, no Centro, das 9h às 13 horas. O público-alvo são homens e mulheres com idade de nove a 19 anos que nunca tomaram a vacina. Para a vacinação é necessário levar cartão de vacinação, cartão SUS, documento de identidade e CPF.

 

Legenda: Podem receber a vacina meninos e meninas com idade entre nove e 19 anos

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos