>
bnr am aniv barra mansa 970x150

Aumento de 64% nas mortes intencionais de crianças no Rio de Janeiro acende alerta sobre violência doméstica

Deputado Munir Neto propõe debate no Sul Fluminense para discutir estratégias de combate à violência contra crianças

Por Leo Rocha
polÍtica 30 aumento de 64% nas mortes intencionais de crianças no rio de janeiro acende alerta sobre violência doméstica foto divulgação

SUL FLUMINENSE

O número de crianças até nove anos que foram mortas intencionalmente de 2022 para 2023 subiu 64,3% em todo estado do Rio de Janeiro. O deputado estadual Munir Neto, que é também presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da Alerj, ressaltou que quer debater esse tema na região Sul Fluminense, propondo ideias de combate à violência contra crianças.

Os dados do Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Estado do Rio de Janeiro, informam que a maioria dos casos ocorreu dentro do próprio ambiente familiar. Da mesma forma, os casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes de até 19 anos tiveram como autor um familiar. Essas estatísticas foram elaborados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O estudo foi apresentado ontem, 15, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro para a Comissão da Criança e do Adolescente da Alerj.

“Em ambos os casos de violência contra crianças e adolescentes, tanto a família quanto a casa, dois alicerces fundamentais da segurança, acolhimento e proteção, são a zona de atuação de seus algozes. Isto é terrível. Precisamos aprofundar diálogo e parcerias em busca de estratégias eficazes de prevenção de violências. E a Comissão da Criança e do Adolescente pretende, inclusive, realizar um grande debate no Sul Fluminense”, destacou Munir Neto.

Layla Saad, representante adjunta do Unicef no Brasil, que apresentou o estudo, pontou a importância da não violência contra crianças e adolescentes tanto nas casas e demais espaços, como as escolas. Durante o evento, jovens e adolescentes que participam da Comissão relataram situações de violência diversas que enfrentam no dia a dia, sobretudo em suas residências e comunidades, além de transportes públicos.

Participaram também representantes das secretarias estaduais de Polícia Militar, de Polícia Civil, de Assistência Social; da Defensoria Pública e dos Conselhos Tutelares e dos Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCAs) e da presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara de Vereadores do Rio, Thais Ferreira.

Centralizar Anúncio

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos